Vamos estimular a criatividade das crianças?


As minhas pesquisas sobre brincadeiras me levaram a conhecer um conceito muito interessante para estimular a criatividade das crianças: os convites para criar (em inglês, Invitations to Create). Alguns dos meus sites de referência preferidos como o artfulparent.com e o tinkerlab.com sempre trazem propostas dentro deste tema.

Cantinhos criativos

Os “invitations to create” nada mais são do um tipo de cantinho pensado para estimular a criatividade. Você limpa uma mesa, coloca um material inspirador em cima, e deixa a criança criar. Por exemplo, quando eu coloquei giz e água junto com papel numa bancada, a Carol pode fazer um desenho do céu que, na minha opinião nada suspeita de mãe, ficou lindo!

Desenho com giz molhado - material

A atividade de hoje é outra que ilustra bem este conceito e serve para estimular a criatividade das crianças. A ideia veio deste post do site Playtivities.com, que propõe o desenho a partir de objetos.

Vamos estimular a criatividade das crianças - post artactivity

Para o convite para criar de hoje, eu fiz um cantinho com papel, canetas e um canudo.

Vamos estimular a criatividade das crianças - cantinho

Coube ao Pedro, meu sobrinho, resolver o que fazer.

Primeiro ele colocou o canudo no meio da página. Assim.

Vamos estimular a criatividade das crianças - papel com canudo

Olha só aonde ele chegou!

Vamos estimular a criatividade das crianças - desenho pronto

Tudo bem que ele tem habilidade para desenhar, mas não é o máximo esta habilidade de olhar para um canudo e ver uma girafa? As crianças conseguem fazer isso muito bem porque elas ainda não tem ideias fixas formadas sobre as coisas, então é mais fácil pensar diferente. Conforme vamos ficando adultos, as convenções de símbolos engessam nosso cérebro e em lugar de pensar criativamente queremos encontrar um objeto que se encaixe perfeitamente na imagem. A Patcamargo falou mais sobre isso no post Brincadeiras com perguntas pegadinhas de raciocínio

Nada melhor do que mostrar a cara de satisfeito do Pedro quando ouviu os meus elogios para o seu desenho lindo.

Vamos estimular a criatividade das crianças - pedro com o desenho

Todo dia tem post novo aqui no Tempojunto e a gente está sempre falando sobre novas maneiras de estimular a atividade das crianças. Se quiser acompanhar o nosso trabalho, clique aqui para se cadastrar na nossa lista e receber, semanalmente, a nossa newsletter por email. É grátis.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.