Hora de inventar um jogo para os pequenos


Inventar um jogo? Como assim? Pode ser que você ache que não tem nenhuma criatividade, mas posso falar? Inventar um jogo para as crianças é mais fácil do que você imagina, especialmente se elas são pequenas e tudo, absolutamente tudo é uma descoberta.

Quando tudo é novidade

Quando as crianças são pequenas, elas têm um mundo de aprendizado pela frente. Elas possuem uma curiosidade natural e o nosso grande papel é oferecer estímulos que ajudem a saciar esta vontade de explorar que as crianças têm. Você apresenta instrumentos e a criança usa sua imaginação para inventar coisas novas com eles. Isso acontece especialmente quando você apresenta brinquedos simples, como cubos e bolas, e materiais não estruturados.

Materiais não estruturados são objetos comuns que viram brinquedos nas mãos das crianças: papel, caixas, tecidos, sucata… Por exemplo, a Gabi (e as crianças da idade dela, em geral), olham para um rolo de papel toalha vazio e enxergam um megafone, como eu contei no post 3 brincadeiras simples para crianças pequenas.

3 brincadeiras simples para crianças pequenas - gabi com corneta de rolo de papel

Ou ela pega objetos simples e cria seus próprios jogos, como o “Cadê a bolinha?” em que a diversão era jogar a bolinha no chão e depois sair pela casa procurando.

Jogo para bebês - cadê a bolinha - gabi procurando a bolinha

Quando a gente cria as brincadeiras

Mas podemos fazer mais e apresentar novos materiais e situações para ampliar o repertório das crianças. Há um tempo, coloquei um cesto de lixo e folhas de papel jornal e a brincadeira foi amassar o papel e jogar no cesto. Para ela, isto foi jogo!

Brincar de bolinha de papel com seus pequenos - bolinha no cesto

Ou seja, basta vocês observar o mundo a sua volta e propor tarefas para as crianças, de um jeito lúdico, que elas viram um jogo.

Minha última invenção foi o jogo do ventinho.

Você vai precisar de papel de seda e um pratinho descartável.

Hora de inventar um jogo para os pequenos - materiais

A brincadeira consiste em amassar o papel para fazer uma bolinha e depois usar o pratinho como abanador para, com a forçado vento, empurrar a bolinha para lá e para cá.

Hora de inventar um jogo para os pequenos - gabi abanando 2

Viu como não é preciso muito para fazer uma brincadeira divertida? Se as crianças forem mais velhas, você pode incrementar a brincadeira fazendo uma linha de chegada no chão (pode usar fita crepe para isso). Quem passar a sua bolinha pela linha de chegada primeiro, ganha.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.