Memória turbinada na brincadeira com apps bem legais


coluna-da-michelle-novo

Oi, aqui é a Patcamargo. Hoje, eu comecei esta coluna da Michelle porque nós mudamos o formato desta coluna no começo do ano e nem contamos direito isso. Porque a Michelle, gente, não é só uma “nerd” que gosta de aplicativos. Ela é pedagoga, psicopedagoga Clínica e também é formada em Neuropsicologia. Mais ainda, ela trabalha com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem em crianças. Ela também desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. A gente não queria perder toda esta experiência, né?

Então, de cara, você já tem a certeza que todos estes posts com sugestões de aplicativos para as crianças foram pensados com muito carinho e propriedade pela Michelle, desde o número 1. Você pode acessar toda a série neste link do blog.

O desenvolvimento e a cognição do seu filho pode também passar pela tecnologia

A gente fala muito que a brincadeira pode acontecer em qualquer situação. E no blog do Tempojunto mostramos como brincar na rua, no parque, com brinquedos feitos em casa e também abrimos espaço para a tecnologia que faz parte do mundo em que vivemos. Mas nós quisemos fazer mais do que só indicar aplicativos legais nesta coluna. Por isso, desde fevereiro, a Michelle também traz todo seu conhecimento como base para a escolha dos aplicativos.

Já falamos sobre aplicativos que ajudam a trabalhar o raciocínio das crianças, por exemplo. Em outro post, a Michelle falou sobre desenvolver a atenção dos seus filhos e sobre estimular o aprendizado da leitura. Não é demais?

Então, sem mais delongas, deixo a palavra com a Michelle @michelleterapiadecrianca Aproveite!

—–

Na coluna desse mês, veremos um pouquinho do quanto a memória desempenha um papel fundamental na aprendizagem. Sim, sim… ninguém consegue lembrar de fatos, números, imagens, sabores, sem a tal da dona memória.

Historicamente, acreditava-se que bebês não tinham essa capacidade. A utilização de tarefas não verbais permitiu aos pesquisadores desafiar e refutar essa suposição. A memória declarativa é aparente no primeiro ano de vida, demonstrada por tarefas baseadas em imitação comportamental ou não verbal. (PAUS,2013)

Crianças que estão em constante contato com novas experiências, ampliam sensivelmente sua capacidade de memória. Elas veem, cheiram, ouvem e fazem novas construções mentais que resultarão em ganhos para a aprendizagem e consequentemente influenciará em suas memórias.

Estudos das Neurociências comprovam que as chances de guardarmos uma informação, aumenta se estas estiverem associadas a questões do nosso interesse.

E qual o interesse das crianças? Brincar! E qual a melhor forma de aprender? Brincando!

Dedicar um tempo para criar memórias significativas e que dão sentindo para a aprendizagem é sempre o melhor caminho. Conversar sobre fatos do dia a dia, conhecer palavras novas, lugares, pessoas e brincadeiras é uma excelente forma de ampliar os sistemas de memória.

E se a tecnologia hoje também é um recurso do brincar, vamos de dicas de apps para usar a memória?

1. Cittadino Pizza

Memória turbinada na brincadeira com apps bem legais - cittadino pizza

As crianças adoram a Pizzaria do Cittadino, mas para preparar uma pizza, a criança vai precisar lembrar os itens que foram solicitados para essa receita. Não tem caderninho de receitas, tem que guardar tudo na cachola. Para crianças a partir de 5 anos.

2. Memorama Freemium

Memória turbinada na brincadeira com apps bem legais - memorama freemium

O Memorama é um daqueles jogos tradicionais de memória, só que ele não é tão estático, pois o nível de dificuldade vai aumentar e a cada erro você vai perder pontos. Esteja atento a posição das peças, mesmo quando elas dominarem a tela quase toda! Para crianças a partir de 6 anos.

3. Pequeno pintor

Memória turbinada na brincadeira com apps bem legais - pequeno pintor

Os desenhos precisam ser pintados de acordo a solicitação do Pequeno Pintor. Por isso estejam atentos aos comandos, você vai ter que lembrar o lugar que ele pediu para pintar e de que cor! Para crianças a partir de 4 anos.

4. iMemory Jogatina HD

Memória turbinada na brincadeira com apps bem legais - imemory jogatina 2

Um joguinho tradicional de memória para os pequenos, mas com a possibilidade de escolher o nível para jogar, fora que os temas são bem legais: formas, números, animais. Para crianças a partir de 3 anos.

Turbinem a memória, fazendo uso dela! Até mais!

Por aqui, todo mês tem dicas de apps para as crianças. Se você gostou dessas e quer ficar por dentro das novidades do Tempojunto, entre para a nossa lista e passe a receber a nossa newsletter semanal por email.

michelle*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e tem especialização em Neuropsicologia. Atua  na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de  aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de  Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

2 Comments

Comente
  1. 1
    PATRICIA

    Gostaria de dar uma sugestao: que vcs coloquem quando o app é disponível na play store ou na apple store, por favor. Facilita para sabermos se podemos baixá-lo ou não. .. Obrigada!

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Patricia, temos esta intenção, mas nem sempre conseguimos fazer isso porque o post fica pronto em cima da hora. Sempre que possível tentaremos. Sua sugestão é ótima.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.