#LivreParaDescobrir em casa


Você já ouviu falar na Semana Mundial do Brincar? É uma iniciativa anual, organizada pelo Aliança pela Infância, que quer mobilizar as pessoas de todo o país para a importância do brincar. São vários eventos que ocorrem ao longo da semana de 22 a 28 de maio para promover essa causa. Veja a programação aqui.

Neste ano, a Semana Mundial do Brincar conta com o apoio oficial de OMO. Há uma década OMO acredita que “Se Sujar Faz Bem” e que as crianças precisam de brincadeiras que lhes permitam explorar e experimentar em abundância. Como parte dessa filosofia, a marca lançou o Movimento #LivreParaDescobrir para, em parceria com pais, educadores e especialistas em desenvolvimento infantil, investigar as melhores maneiras de estimular as crianças a brincar, explorar e se sujar todos os dias.

Se você acompanha o Tempojunto, já entendeu que nossa missão aqui, diariamente, é justamente dar soluções práticas para que cada vez mais você consiga incorporar as brincadeiras com os filhos no seu cotidiano. Todo dia é dia de mostrar por que brincar é importante e como fazer para brincar mais.

Para a gente, a Semana Mundial do Brincar é um evento fundamental. Praticamente o nosso Natal (rsrsrs). Afinal, é uma semana inteira de várias iniciativas dedicadas à causa que nos mobiliza. E é claro que a gente não poderia deixar uma semana assim passar em branco.

Por isso, atendemos a um pedido de OMO #LivreParaDescobrir e vamos passar a semana mostrando como podemos usar o tema da SMB de 2016, que é o “O Brincar que encanta o lugar” para estimular o brincar livre. De hoje a sexta, vamos dar diariamente dicas de 5 brincadeiras para incentivar você a deixar o seu filho livre para descobrir os ambientes que as crianças mais frequentam.

Por que brincar livre?

A gente vai focar nesse tema porque, infelizmente, existe uma tendência que aponta para a redução do brincar livre nos hábitos das crianças. Como diz o incrível Sir Ken Robinson, especialista em educação e desenvolvimento humano, que eu já tive a oportunidade de ouvir pessoalmente, e que também é presidente do Conselho Consultivo de OMO para o Desenvolvimento da Criança, “muitas vezes o ‘brincar’ é negligenciado, como uma atividade sem importância, sem qualquer finalidade”.

No entanto, como todas as entrevistas sobre a importância do brincar que publicamos aqui no Tempojunto, isso não podia ser mais fácil. A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento! “A criança precisa brincar de diversas formas para exercitar plenamente a mente e o corpo e para, a partir dele, aprender sobre o mundo a sua volta”, completa sir Ken Robinson,

Como ser livre para descobrir em casa?

Aí vão 5 dicas de brincadeiras para fazer com as crianças em casa!

1. Piso Maluco

Experimente colocar um plástico-bolha ou uma folha de papel contact presos no chão. Esta deve estar com a parte colante voltada para cima. Use fita adesiva daquelas de embalar caixas de mudança para prender.

Depois, divirta-se vendo que coisas malucas as crianças podem fazer com essas texturas. Primeiro elas vão andar. E depois?

Aqui em casa, no dia do plástico-bolha, rolou até uma volta de patinete para estourar mais bolhas!

#LivreParaDescobrir em casa - andando no plástico bolha

A reação com o contact é parecida. Sendo que nessa versão da brincadeira, eu coloquei por perto alguns materiais adicionais para a Gabi explorar, e ela resolveu trazer “os amigos” (no caso, o cavalo-marinho) para brincar também (leia mais neste post aqui).

Explorar materiais- uma atividade e tanto para as crianças - gabi andando no contact

2. Brinquedos caseiros

Reúna materiais não estruturados, como botões, palitos de picolé, barbante, papel e outras coisas que vão para a reciclagem, como garrafas pet e rolos de papel higiênico, e sente para inventar brinquedos caseiros com as crianças.

Se eles forem pequenos, você inventa um brinquedo, e a criança se diverte. Na foto você vê o brinquedo que eu fiz para a Gabi quando ela tinha um ano, em que eu colei um rolo de toalha de papel na parede e ela tinha que jogar as bolinhas lá dentro.

Brincadeira para bebês pompom no tubo-colocando o pompom

Quando a criança cresce, você entrega para ela os materiais e deixa elas inventarem o que quiserem, como este robô de sucata feito pela Carol e seus amigos.

como fazer um robô de sucata - robo pronto

No post 10 ideias de brinquedos de sucata, você encontra mais 8 inspirações como essas.

3. Bexiga Divertida

Estou para conhecer a criança que não gosta de brincar de bexiga. Mas e aí? Como se brinca com uma bexiga? Só jogando para cima? Não! Tem um monte de jeito de brincar. Experimente brincar de Bexiga Divertida inventando a sua própria maneira de brincar.

Aqui em casa a gente adora brincar de tênis de bexiga.

Pratos descartáveis viram raquetes para um tenis de bexiga - patricia jogando

Mas tem outras 9 maneiras diferentes de brincar com bexiga no post 10 maneiras para brincar com bexiga. Encontre a que você mais goste ou crie a sua!

4. Monte um cantinho

Se você acompanha o blog sabe que a gente amaaaa os cantinhos. Tem até um vídeo no nosso canal do Youtube sobre isso. A proposta é apresentar às crianças objetos diversos para que elas descubram como brincar com o que foi sugerido.

Cantinhos - Espaço de arte

No post Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade, a Patcamargo dá várias dicas de como montar um cantinho em casa.

5. Brinque de desenhar

Brincar de desenhar? Como assim? Tem maneiras diferentes de fazer isso? Tem, sim! E tenho certeza de que, se você deixar o seu filho livre para descobrir, ele vai inventar a sua.

Quer um exemplo? Você pode brincar de “O que você vê?”. Uma pessoa faz um emaranhado de fios de uma cor. E a outra procura destacar imagens que ela vê, usando outra cor, como o coração vermelho e o rostinho que saíram na atividade abaixo.

brincar de desenhar - papel com os desenhos

Neste post tem outras 9 maneiras de brincar de desenhar para inspirar um tempo junto divertido aí na sua casa.

Este post e os outros que você vai ver nesta Semana têm o apoio de OMO. Amanhã vamos falar sobre brincar na pracinha ou no parque. A gente sempre defendeu que brincar e se sujar fazem parte de uma infância saudável, e, por isso, a causa da marca tem tudo a ver com o Tempojunto. Além disso, #LivreParaDescobrir o mundo, a vida e as coisas por meio da brincadeira é o que tem de melhor para as crianças, não acha?

3 Comments

Comente
  1. 2
    Sandra

    Muito bom essas idéias faz agente ficar mas perto do nossos filhos vou botar em pratica confesso que estava sem ideia pra o que fazer obrigado pelas dicas .

    • 3
      Patrícia Marinho

      Que bom, Sandra, é exatamente essa a nossa intenção! Fico feliz em ajudar.
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.