Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade


By patcamargo

Os cantinhos são momentos incríveis de brincadeiras e eu me divirto muito organizando-os para meus filhos. Ah! Deixa eu explicar melhor. A filosofia dos Cantinhos foi baseada em Reggio Emilia, que trabalha com a exploração e a liberdade de expressão das crianças para explicar o que observam. Na prática, em casa, a proposta é apresentar às crianças objetos diversos para que elas descubram como brincar com o que foi proposto. E como hoje é véspera de feriadão, os cantinhos são uma ótima pedida se você não vai viajar.

Neste post há oito sugestões de Cantinhos como este aqui com rolhas, tinta e papel.

Cantinhos - Espaço de arte

Múltiplas soluções

Quando você organizar um cantinho para as crianças lembre-se que este tipo de brincadeira não tem certo ou errado. Cada um pode inventar uma maneira diferente de lidar com o que foi apresentado. Talvez o que seus filhos inventem seja diferente do que você pensou a princípio. Então, deixe que seus filhos te surpreendam! Eles são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade.

Neste outro post há mais oito exemplos de Cantinhos que você pode aproveitar neste feriado. Olha que legal esta aqui por exemplo.

Cantinhos para brincar - lego e massinha juntos

E este:

Cantinho para brincar - crianças brincando com folhas de outono

As ideias de Cantinhos, também conhecidos como Convites para Brincar (ou Invitation to Play, em inglês) são tantas que eu fiz um outro post só com sugestões que eu amei, mas ainda não tive tempo de fazer. Quem sabe neste feriadão. Esta aqui, por exemplo, mistura elementos da natureza e brinquedos.

Convites para brincar que eu gostaria de ter feito - natureza e brinquedos

Interferência no cantinho

Só nestes posts você tem 21 sugestões diferentes. Mas para ampliar o repertório de quem já acompanha o Tempojunto a mais tempo e conhecia estes posts mais antigos, separei outras cinco sugestões e gravei um vídeo com a Cururuca brincando de cantinho. Você vai ver que no caso do vídeo, eu interfiro na brincadeira, tirando um elemento no meio da atividade, para entender como ela lidaria com este problema. Tirou de letra.

Convites para brincar com blocos de montar

Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade - cantinho com blocos e papel aluminio

Cores e pinturas

Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade - cantinho com canetinha e papel aluminio

Brincar de carteiro e correio

Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade - cantinho correio

Convites para brincar com pompons e pregadores

Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade - cantinho pompom e pregadores

Navegar no porta talheres

Cantinhos são formas incríveis de brincar e desenvolver a criatividade - cantinho navegar no porta talheres

O que eu acho bem legal deste vídeo que fizemos é acompanhar as ideias que a Cururuca vai tendo ao ser apresentada aos objetos dos cantinhos, e como ela vai testando os elementos até concluir o trabalho de arte. Dá uma olhada e você vai ter uma ideia melhor de como o Cantinho funciona.

Espero que você tenha gostado desta sugestão para o feriado ou para qualquer outra situação. E aqui no blog você vai encontrar brincadeiras para vários outros momentos no seu dia a dia. Mas se você não quiser se perder, pode receber todas as nossas novidades por e-mail semanalmente. Basta se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter.

4 Comments

Comente
  1. 1
    Ghislaine

    Estava a procura de alguma brincadeira para fazer com a minha filha no fim de semana. Vou fazer os cantinhos e depois mando as fotos de como foi. Abraço

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.