O brinquedo do parquinho que desenvolve o equilíbrio e a noção de segurança


Volta e meia falamos aqui no Tempojunto sobre as brincadeiras ao ar livre e o parquinho está entre os meus preferidos. Se olharmos com cuidado podemos perceber o quão legais são brinquedos como o balanço, a gangorra e um trepa-trepa para as crianças. Percebi que este último em específico ajuda no desenvolvimento do equilíbrio e a noção de segurança das crianças.

Acontece que às vezes por zelo demais, a gente impede que as crianças explorem o parquinho livremente. Claro que segurança é importante, mas talvez a gente não precise ficar segurando na mão deles cada vez que descem pelo escorregador.

Recentemente, estava observando as crianças no trepa-trepa. Este brinquedo existe desde que me conheço por gente nos parquinhos. E eu lembro que quando eu era criança, ele era um desafio. Eu sempre tive um pouco de medo de altura, então chegar nas partes mais altas era motivo de ansiedade e de uma sensação de conquista quando eu conseguia.

Como estimular o equilibrio e seguranca das criancas com brincadeiras ao ar livre - larissa em cima do trepa trepa

Ensinar segurança no lugar de colocar a rede de proteção

Confesso que fui uma destas mães que praticamente ficava sob o trepa-trepa com os braços estendidos pronta para segurar o Pocoyo se ele escorregasse. Ou pior, ele subia e eu ficava segurando-o pela camiseta, como se adiantasse alguma coisa. E, não tem jeito. Ele absorveu a minha insegurança e demorou um tempão para que conseguisse escalar e explorar o brinquedo com desenvoltura.

Como estimular o equilibrio e seguranca das criancas com brincadeiras ao ar livre - henrique escalando o trepa trepa

Mas a gente aprende certo? Bom, aos 4 anos, a Potcho já é uma campeã no quesito desenvoltura no trepa-trepa.

Como estimular o equilibrio e seguranca das criancas com brincadeiras ao ar livre - larissa pendurada

O segredo foi mostrar a ela como subir com segurança. Como segurar e se apoiar. E deixá-la subir sozinha, comigo longe do brinquedo. Ela aprendeu e sabe direitinho onde pode se aventurar.

O trepa-trepa é também um brinquedo que desenvolve o equilíbrio da criança, sua noção espacial e de balanço. E é incrível observar a agilidade dos pequenos se divertindo. Outra confissão: até hoje eu sofro um pouco para chegar até o alto. Mas isso definitivamente não precisa ser passado de “pai para filho” 😉

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.