
Aplicativos que estimulam a coordenação motora fina
A criança vive experiências sensoriais o tempo todo! É pegando na grama, na água, na comida, no rosto dos pais, na tinta, no lápis, subindo, descendo, rodando, puxando, apertando… tudo é estímulo para o desenvolvimento das suas habilidades perceptuais e motoras. Quando pensamos em estímulos para o desenvolvimento da coordenação motora fina, temos que ter a CERTEZA que a criança está vivenciando no seu ambiente experiências que garantam a ela as bases para chegar no momento de pegar no lápis e/ou passar o dedinho de lá para cá nos smartphones.
Na coluna desse mês separei aplicativos que sugerem brincadeiras voltadas para a motricidade fina de forma lúdica e que irão garantir boas bases para os momentos que envolverão posteriormente a escrita.
Vamos as dicas?
1. Pampers premium care
No app Pampers premium care a criança terá oportunidade de explorar movimentos importantes para o desenvolvimento da coordenação motora fina, onde ela precisa puxar, rodar, tocar e apertar alguns objetos. A partir de 3 anos. Disponível para Android e Iphone.
2. Toca Kitchen Monsters
No Toca Kitchen Monsters, preparar a comida e servir o monstrinho, vai exigir uma maior coordenação visomotora, onde a criança precisa acompanhar com o dedinho todos os passos dessa refeição. A partir de 4 anos. Disponível para Android e Iphone.
3. My Virtual Pets
Os apps como o My Virtual Pets, estimulam o cuidado com os bichinhos e durante este cuidar, as crianças precisarão fazer os movimentos de ensaboar, pentear, dar comidinhas… movimentos super importantes no dia a dia dos pequenos e que aqui é realizado de uma forma lúdica. A partir de 4 anos. Disponível em Android e Iphone.
4. Dot2dot
Excelente aplicativo para estimular o desenvolvimento das habilidades visomotoras. A criança olha os pontinhos que se ascendem e vai fazendo as ligações, por fim, descobre o que formou. Gratuito para Iphone. Há uma outra versão para Android por R$2,85.
5. Monster Alphabet Make Preschool
Traçar letrinha e perceber seu movimento é imprescindível para o desenrolar na caligrafia. O app Monster Alphabet Make Preschool, possibilita que a criança trace os movimentos de cada letrinha do alfabeto na companhia de monstrinhos super fofos. O app está em INGLÊS, então a sugestão é usar sem volume com aquelas crianças que ainda não estão alfabetizadas. Somente Iphone.
*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e tem especialização em Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente