Uma nova forma de brincar de desenhar é acrescentar a dança na receita


By patcamargo

Esqueci de como entrei em contato com esta brincadeira. Provavelmente em uma página do Pinterest que me levou ao trabalho do artista plástico italiano Alessandro Lumare e a coreógrafa Simona Lobefato que misturam a dança com a brincadeira de desenhar e conseguem resultados muito legais com as crianças. Resolvi tentar em casa e o resultado desta nova forma de brincar de desenhar foi uma ótima experiência de criatividade.

Uma nova forma de brincar de desenhar é acrescentar a dança na receita - menino pintando carvao

Vamos começar do começo. Dançar sempre fez parte da minha vida desde menina. Fui professora de dança durante mais de 15 anos para crianças e jovens e por isso o movimento relacionado com a música acaba sendo natural em casa com as crianças. Mas eu nunca tinha ouvido falar em unir mais uma arte – a do desenho – a esta duas primeiras. Quando eu li sobre o trabalho realizado no Studio Segni Mossi na Itália e percebi que a brincadeira estava também sendo adotada em algumas escolas de ensino infantil e fundamental no Brasil, pensei “por que não testar em casa?”

Lá fui eu. A primeira experiência foi tão legal que acabei não fotografando para deixar as crianças mais à vontade. Mas dá para descrever como foi a brincadeira.

Primeiro forrei o vidro da varanda (pode ser uma parede também) e o chão com papel craft, destes que vendem em grandes rolos nas papelarias. E distribuí giz de cera e canetões (dá para fazer com tinta também) pelo espaço. Minhas filhas estavam com a amiguinha de escola em casa, o que deixou tudo mais animado!

Antes de desenhar, eu as chamei, coloquei uma música bem alegre e começamos a dançar. Depois, fomos ainda dançando e pulando para onde estavam os materiais de desenho. Nem foi preciso falar muita coisa. Elas pegaram os lápis e começaram a rabiscar por toda parte. A única coisa que fui falando foi para não se preocuparem em desenhar “alguma coisa”, mas simplesmente rabiscar ao som da música.

Foi muito, muito divertido! As meninas riram à beça, dançaram e nem nos preocupamos com o resultado “artístico final”. Olha só neste vídeo do Segni Mossi como funciona.

A música influencia na pintura

Em outro momento, eu fiz uma nova brincadeira com a técnica da dança-desenho. Desta vez, eu usei uma tela, tinta guache e pincel. Eu chamei a Cururuca e a Potcho e fizemos uma dança com dedinhos na tela, ouvindo algumas músicas. Depois eu deixei que elas pintassem as telas conforme achavam que seria uma dança de dedinhos.

Uma nova forma de brincar de desenhar é acrescentar a dança na receita - meninas pintando com musica

Duas coisas foram interessantes. Primeiro, observar como cada uma fazia sua dança de dedinhos de forma diferente com a mesma música.

Em seguida ver como ao mudar de uma música mais lenta ou clássica para uma mais agitada, transformou totalmente o desenho. Olhem os resultados:

Uma nova forma de brincar de desenhar é acrescentar a dança na receita - quadro sofia

Uma nova forma de brincar de desenhar é acrescentar a dança na receita - quadro larissa

Eu amei a experiência! Alessandro e Simona trabalham ainda com a ausência de apoio aliada à música, desenho e movimento.

Uma nova forma de brincar de desenhar é acrescentar a dança na receita - menina pendurada desenhando

Mas eu não aconselho fazer em casa, a não ser que você esteja absolutamente certo sobre a segurança dos seus filhos. Independentemente disso, com certeza vou fazer mais brincadeiras em casa misturando música, dança e desenho. Muuito bom!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Ana Raquel

    Sou professora de sapateado…. mãe da Laura (4) e Pedro (1)… adivinha o q vamos fazer esse fim de semana?? A-ME-I!!! quero mais disso!! obgda! bjs e parabéns!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.