Futebol de canudo: o soprobol que faz sucesso entre as brincadeiras de estímulo


Que tal uma variação bem legal do futebol para brincar com as crianças e estimular a concentração, o senso de direção, a noção de espaço e – porque não – o fôlego? Tem tudo isso no futebol de canudo: o soprobol.

Nós já havíamos postado esta dica láááá na época da Copa do Mundo, bem no início do Tempojunto. Na dica, vinda do post Kids Activities Blog, a autora usou cartolina ou papel cartão, duas caixas pequenas e canetas para desenhar um mini-campo de futebol.

Mas como eu não havia feito ainda, porque as crianças eram pequenas, resolvi testar esta semana. E foi uma brincadeira incrível, que durou um tempão e divertiu à beça o Pocoyo e o Gui, um amigo da escola. Claro que a Cururuca e a Potcho também quiseram aproveitar e o resultado foi de muitas risadas e uma disputa apertadíssima por parte dos jogadores.

Futebol de canudo - jogo

Mas como vocês viram na foto acima, eu criei o soprobol daqui de casa com algumas diferenças da solução original. Para o jogo em casa eu usei os seguintes materiais:

Fita crepe

Tesoura (para cortar a fita)

Algodão

Canudos

Com a fita crepe eu montei um campo de soprobol que ocupou quase todo o corredor da minha casa.

Futebol de canudo - campo no chão

Em seguida, fiz duas bolinhas de algodão, uma delas para ficar de reserva.

Futebol de canudo - Bolinha na mao

Quando eu mostrei para as crianças e sugeri a brincadeira, quase não consigo explicar as regras tamanha a ansiedade para jogar. Na verdade, criei regras bem simples:

1. Cada jogador precisa soprar de um lado do campo.
2. Se um jogador encostar no outro é falta
3. Não pode movimentar a bolinha com a mão ou a boca: somente assoprando pelo canudo

E foi dado início à partida! No final, o placar foi o de menos. Valeu o jogo, a diversão e todos os estímulos que a brincadeira traz sem que percebamos.

Futebol de canudo - jogo 2

Futebol de canudo - crianças brincando

Viu só como eles se divertiram muito com a ideia de um futebol diferente? Se quiser continuar acompanhando as nossas postagens e não perder as nossas sugestões de brincadeiras, cadastre-se aqui e receba a nossa newsletter semanal por email.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.