Como estimular a sensações táteis do bebê pela brincadeira


Olha mais uma quinta-feira chegando com brincadeiras para você curtir com seu bebê! Desta vez, o tema são as sensações táteis. Às vezes nós adultos valorizamos mais os sentidos de visão, audição, a fala e a coordenação dos bebês e deixamos para um segundo plano o tato.

Entretanto, a pele é nosso maior órgão e um dos principais veículos de experimentação e descoberta. E a gente pode ensinar nosso filho a prestar atenção também neste sentido, estimulando as sensações táteis do bebê pela brincadeira.

Como os meus filhos já cresceram, eu não tenho fotos da época que brincava com eles. Mas, graças a mamães e papais amigos que topam brincar com a gente, eu pude testar três objetos diferentes que funcionaram muito bem na brincadeira.

Usei uma pena, uma escovinha macia, destas de pentear recém-nascido, e um brinquedo que é feito de silicone e água e podemos aquecer no micro-ondas ou esfriar na geladeira. Mas você pode usar outros objetos que tenha em casa.

Atividade de sensacao tatil - mae brincando com a escovinha

Simples e muito divertido

A brincadeira começa com você passando a escovinha no pé, perna, barriga do seu filho. Você pode aproveitar um momento de troca de fraldas, ou depois do banho, por exemplo. O mais legal é brincar com outras partes do corpo, diferentes das mãos (que já são normalmente estimuladas no dia a dia). Acompanhe como a Júlia tenta pegar a escova com os pezinhos rechonchudos!

O mesmo aconteceu com o Felipe. Ele já tinha 7 meses e queria porque queria pegar a escovinha! Mas a mamãe Raquel o estimulou a sentir com o pezinho mesmo.

Atividade de sensacao tatil - escovinha na maozinha.2

Brincamos também com a pena, que ainda faz cócegas e é bem divertida. Se você reparar nas fotos, sempre a mamãe ou o papai estão juntos brincando, até porque esta não é uma atividade de sensação com a boca rrsrsrsrs.

Atividade de sensacao tatil - pena fazendo cocegas no bracinho

Por fim, brincamos com o brinquedinho térmico, que pode ser substituído, por exemplo, por uma bolsa térmica. Você pode variar o quente e o frio no mesmo dia, ou um dia oferecer o brinquedo quentinho e no outro frio. Aproveite para conversar com o bebê e dizer as palavras “quente” e “frio” quando ele estiver brincando. Do mesmo jeito, procure valorizar as sensações táteis nos joelhos, cotovelos, barriga e costas.

Atividade de sensacao tatil - brincadeira com plastico no braco

Agora atenção! Quando eu falo “quente”, quero dizer morninho, tá? Nada de correr o risco de queimar a pela ultra, mega sensível do bebê. Teste antes no seu antebraço. O mesmo vale para o frio. Muito frio também queima!

Aproveite o máximo os tempos da rotina do bebê com brincadeiras como esta. Desta forma, o brincar já vai deixando de ser uma “obrigação” com hora marcada e passa a fazer parte do cotidiano de uma maneira mais fluida.

E se você quer sempre acompanhar as dicas do Tempojunto, mas não acessa nosso blog todos os dias, pode se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter e receber por e-mail tudo o que publicamos aqui, além das nossas novidades em primeira mão.

6 Comments

Comente
    • 4
      Patrícia Marinho

      olá Carmem,
      Acabei de fazer o seu cadastro na nossa lista. Espere que goste e aproveite bastante o nosso conteúdo.
      Beijos e obrigada pelo interesse,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.