Dicas de aplicativos para brincar com crianças entre 3 e 6 anos


coluna-da-michelle-novo

Como assim brincar com tablets e celulares? Que absurdo! Toodo mundo fala que temos que deixar as crianças longe dos eletrônicos. É. Só que não. Deixa eu me explicar (ah! Aqui é a Patcamargo “invadindo” a Coluna da Michelle). Fomos conversar com especialistas das mais diversas correntes de pensamento relacionado ao desenvolvimento infantil.

E o que acontece é que sim, a tela (e aí pode ser de televisão, de cinema, de celular, de tablet) exerce um fascínio em todos nós, inclusive nas crianças. Um pouco disso é porque o ser humano tem uma certa dose de preguiça e um desejo por comodidade, de maneira bem generalizada. Inclusive cerebral. As telas oferecem este “conforto” porque o cérebro pensa menos, já que a informação vem toda “prontinha”. Além disso, ao ficar na frente da tela todos nós perdemos uma coisa chamada interação, fundamental para nosso desenvolvimento social, seja com 6 meses ou com 80 anos. E por que estou igualando as idades? Porque boa parte do nosso “vício” em telas vem da observação dos adultos. Outra parte vem do fato de os adultos nos apresentarem as telas e deixarem que a usemos da forma que a gente quer.

brincadeira olho da mamae

Eu tenho 43 anos e não me orgulho de dizer que sou cria da babá eletrônica da minha época chamada televisão. Como eu, muitas crianças e adolescentes dos anos 80 e 90 consumíamos toneladas de programação da tv o dia todo. Daí que da telona para a telinha foi uma simples questão de adaptação visual. Quanto tempo eu passo na frente da TV ou do celular, do computador? Hoje menos. Mas ainda mais do que deveria. E meus filhos observam isto.

O bicho papão não vai te comer

Por outro lado, demonizar os tablets e aplicativos por serem o que são não leva a lugar algum. Eles em si não são o problema. O problema é o que fazemos deles. Hoje em dia há uma infinidade de aplicativos disponíveis. Uns com mais ou menos interação, com mais ou menos estímulo para pensar. E deixar nossos filhos absolutamente analfabetos digitais também não é o caminho. O melhor mesmo, ainda segundo os especialistas com os quais conversamos, é a diversidade de brinquedos (sim, tablets são vistos como brinquedos pelas crianças). Nas palavras da pedagoga Tânia Fortuna, “brinquedo é aquilo com que se brinca”.

Então, bóra trazer os aplicativos eletrônicos para o nosso lado da força, vamos escolher bem o que disponibilizamos para as crianças, limitar o tempo de brincar e, aqui vai o pulo do gato: brincar com eles! Isso mesmo. Não faça do tablet sua babá eletrônica. Mas quando seu filho estiver com o aplicativo, sente do lado dele, comente, torça, dê palpite, jogue junto!

Já falamos sobre os aplicativos legais (selecionados a dedo e com muito cuidado e carinho pela Michelle) que podem ser os primeiros na lista das crianças. Hoje eu agrupei aqui dicas de aplicativos para brincar recomendados para 3 a 6 anos. Divirtam-se!

Tiny Hands Qual é Meu Par


5-apps-para-estimular-o-raciocinio-logico-das-criancas-tiny-hands-qual-e-o-meu-par-app-300x228

Esse os pequenos adoram e é uma forma de se estabelecer as primeiras relações lógicas entre iguais. Encontre a mesma cor, forma, bicho, numeral, quantidade… Para crianças a partir de 3 anos. Disponível somente para tablets.

Cittadino Pizza

apps de aprendizagem - cittadino

As crianças adoram a Pizzaria do Cittadino, mas para preparar uma pizza, a criança vai precisar lembrar os itens que foram solicitados para essa receita. Não tem caderninho de receitas, tem que guardar tudo na cachola. Para crianças a partir de 5 anos.

Pequeno Pintor

Melhores apps de desenvolvimento - Pequeno pintor

Os desenhos precisam ser pintados de acordo a solicitação do Pequeno Pintor. Por isso estejam atentos aos comandos, você vai ter que lembrar o lugar que ele pediu para pintar e de que cor! Para crianças a partir de 4 anos.

iMemory Jogatina

Memória turbinada na brincadeira com apps bem legais - imemory jogatina 2

Um joguinho tradicional de memória para os pequenos, mas com a possibilidade de escolher o nível para jogar, fora que os temas são bem legais: formas, números, animais. Para crianças a partir de 3 anos.

Crossy Road Disney

Os apps queridinhos das crianças - crossy road

Ajude os personagem da Disney atravessarem uma rua com trânsito intenso. Pare e olhe bem para os lados antes de atravessar a rua. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

Era do Gelo: Vilarejo

era do gelo

Crie o mais fantástico vilarejo para todas as criaturas do mundo gelado. Resgate os animais perdidos e esteja preparado para algumas surpresas. Bons estímulos para elaboração de planejamento, iniciativa, leitura, compreensão de comandos, raciocínio, atenção… Indicado para crianças a partir dos 5 anos.

ABC do Bitta

abc-do-bita-300x225

Super interessante para as crianças que estão iniciando a aprendizagem de letras e já começam a fazer as relações dos sons iniciais das palavras. A partir de 5 anos. Disponível para Iphone e Android

Lele Sílaba

lele silaba

Nesse app as crianças começam a juntar sílabas e formar palavras simples de forma bem didática. A partir de 6 anos. Disponível para Iphone e Android.

Toca Kitchen Monsters

toca kitchen monsters

No Toca Kitchen Monsters, preparar a comida e servir o monstrinho, vai exigir uma maior coordenação visomotora, onde a criança precisa acompanhar com o dedinho todos os passos dessa refeição. A partir de 4 anos. Disponível para Android e Iphone.

My Virtual Pets

my virtual pets

Os apps como o My Virtual Pets, estimulam o cuidado com os bichinhos e durante este cuidar, as crianças precisarão fazer os movimentos de ensaboar, pentear, dar comidinhas, etc. movimentos super importantes no dia a dia dos pequenos e que aqui é realizado de uma forma lúdica. A partir de 4 anos. Disponível em Android e Iphone.

Lego Food

lego food

O Lego Food é muito legal, pois as crianças poderão preparar os lanches para seus clientes de acordo com seus pedidos. Como os pedidos são realizados através de imagens, para montar o lanche, a criança vai precisar encontrar as peças solicitadas. Indicado para crianças a partir de 4 anos.

Zoró

apps-divertidos-para-estimular-a-linguagem-das-criancas-zoro

Esse projeto lindo tem a música como um dos grandes aliados para o desenvolvimento da linguagem. Super indico o app com músicas feitas por Zeca Baleiro para brincar e descobrir o mundo pelas de canções.

michelle *Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e tem especialização em Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.