
O incrível saco furado que não vaza
Uma das maneiras que encontro de chamar a atenção de crianças grandes é propor atividades inéditas, como o saco que explode ou a erupção colorida. Há tempos eu tinha guardado na pasta Brincar com Ciências, no Pinterest a ideia de fazer o experimento do saco furado que não vaza. Nada melhor do que um encontro da Carol com os primos para testar a atividade.
O mote para deixar todos interessados foi: alguém aqui conhece um jeito de furar um saco cheio de água e não vazar?
Um jeito divertido de brincar de ciências
Volte e meia eu faço um experimento de ciências aqui em casa. Os resultados são sempre incríveis porque as crianças de fato aprendem algo novo de um jeito significativo. Não substitui a experiência.
No caso da atividade do saco furado que não vaza, você vai precisar de sacos plásticos, água e diversos lápis com ponta afiada.
O primeiro passo é encher um saco com água
Depois, cada pessoa pega um lápis para perfurar e atravessar o saco
Ninguém acreditou que não iria vazar! Todos quiseram colocar o seu lápis para experimentar.
E realmente funciona!
A explicação que encontrei no site ciênciatube.com é que “O plástico é um tipo de polímero (longas cadeias da mesma molécula que se entrelaçam). Quando o lápis atravessa o plástico, ele passa por entre essas cadeias. São poucos os pontos onde ocorre a ruptura do polímero e a maior parte consegue se adaptar ao formato do lápis para selar o saco plástico não deixar a água escapar.”
Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!
As idéias são ótimas e estão diversificando meu trabalho. Obrigada
Obrigada pelo comentário! Adoramos saber que estamos sendo úteis!
Ótimas ideias!
Obrigada!!
Gostei da experiencia. Excelente para fazer aplicação de aprendizagem.
Gostaria de ficar recebendo as vossas publicações.
Um braço
Olá Izirlei,
Obrigada pelo comentário. Cadastrei você na nossa lista de emails e a partir de agora você receberá as nossas novidades por email.
Abraços,
Patrícia
[…] Do nosso parceiro Tempojunto […]
Gostei muito da experiência Valeu!
Obrigada você, pela mensagem!