Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as crianças


É; posso dizer que eu (aqui é a Patcamargo) gosto de uma gincana. Pode ser uma herança da época que eu trabalhava com grupos de jovens e todos os finais de semana eu, junto com amigos, criávamos brincadeiras e atividades para 40, 70 e até 150 crianças!

Tenho a impressão que na gincana a gente consegue estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças de uma forma muito divertida. Além disso, com as brincadeiras uma na seqüência da outra, a gente consegue perceber as nuances de personalidade dos filhos e como eles interagem, solucionam problemas, exercitam a criatividade, a solidariedade, o trabalho em grupo e o respeito com a capacidade dos outros. E isso tudo, brincando, e divertindo-se com seu filho.

30 Brincadeiras de movimento para uma gincana que será um arraso - jogo da velha agitado

Só aqui no blog, eu escrevi três posts com ideias bacanas para uma gincana. O primeiro deles, quando as meus filhos estavam com 2, 3 e 5 anos. A gincana do desenvolvimento tem várias atividades de estímulo à coordenação motora fina, movimento de pinça e coordenação olho-mão. Todas atividades marco importantes nesta idade. Ficou tão legal, que ampliei para mais 12 brincadeiras que juntas formaram uma super gincana para fazer dentro de casa. Este é um dos nossos posts mais lidos! As crianças cresceram e a gincana continua fazendo parte das nossas brincadeiras. Especialmente quando os amiguinhos vêm brincar em casa. É, aqui com freqüência são 5 ou 6 crianças brincando a valer em casa. O resultado foi outro post com nada mais, nada menos que 30 brincadeiras que podem ser combinadas de várias maneiras para criar uma gincana.

Por isto tudo aqui estou eu novamente para falar de uma sugestão de gincana. Na verdade, a dica de hoje não é fazer uma gincana que só vai funcionar com muitas crianças. Mas aproveitar alguns brinquedos caseiros que fizemos aqui no Tempojunto para formar um circuito de atividades externas, que vai “fazer a festa” dos seus filhos, mesmo sendo 1, 2 ou 4 crianças em casa.

Outro uso para os brinquedos caseiros

A primeira etapa do nosso circuito ao ar livre é o desenho da sombra do objeto. A sugestão desta atividade veio da Cláudia Cardoso, que mandou a dica pelo Facebook do Tempojunto. Para brincar, você vai precisar de papel, lápis ou caneta para desenhar e objetos diversos.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_Sofia-e-Materiais

Para esta brincadeira, é preciso estar um dia ensolarado. Coloque os objetos no chão, de forma que a sombra deles seja projetada no papel. Quanto mais nítida a sombra melhor. A atividade começa com o desenho da sombra para que fique o máximo parecida com o objeto. Só desta forma, esta brincadeira já é um ótimo passatempo, por exemplo, para quando você está num restaurante ou aguardando em uma sala de espera.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_Sofia-desenhando-a-sombra

Cumprida esta etapa, o parceiro de gincana precisa relacionar a sombra com os objetos. Em casa, quando o sol se escondeu e não havia mais sombra, as crianças não deixaram por menos e usaram os objetos para desenhar seus contornos no papel.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_Sofia-desenhando

Acerte o alvo

Com fita crepe, ou com giz, marque no chão um alvo circular. Aproveite o paraquedas caseiro, e veja quem consegue fazer com que ele chegue mais próximo do centro do alvo.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_para-quedas

Além do paraquedas, você também pode usar este lindo helicóptero com o mesmo objetivo de acertar no alvo.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_voar com clip

Talvez você não se lembre do lançador de bolinha de papel que fizemos há algum tempo. Super simples de fazer, ele também entra neste circuito. Faça um risco no chão há uma distância razoável do seu filho. A atividade do circuito consiste em lançar a bolinha o mais distante possível da linha desenhada, como nos lançamentos de disco ou de dardo no atletismo.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_lancador de bola de papel

Por fim, a peteca. Como estamos falando de um circuito de atividades, a sugestão é colocar baldes enfileirados. A tarefa desta parte da gincana é descobrir quem consegue acertar a peteca no balde mais distante. Só que não vale jogá-la no balde; é preciso bater, como no jogo normal de peteca.

Circuito ao ar livre para celebrar um dia de alegria com as criancas_Peteca

Conforme for a disposição do seu filho, o circuito pode ser repetido várias vezes, num divertidíssimo tempo junto. Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.