
Brincadeira de coordenação motora fina para crianças de 3 anos
Quem acompanha o blog sabe que tanto eu quanto a Patcamargo costumamos variar nossos textos entre exemplos de brincadeiras livres, em que o foco é puro prazer de brincar e passar tempo junto com os filhos, com outras que funcionam para estimular algum aspecto específico do desenvolvimento infantil. Hoje, por exemplo, vou mostrar uma brincadeira de coordenação motora fina para crianças de 3 anos.
Para quem tem dúvida sobre o que é coordenação motora fina, dê uma olhada no post Como estimular a coordenação motora dos bebês. Lá eu falo sobre como a coordenação evolui com o tempo e dou exemplos de atividades que podem ser feitas com crianças de 0 a 24 meses.
Os filhos crescem e os tipos de atividades que podemos fazer mudam. Com a Gabi, já fiz coisas como o varal de fitas e colar de canudo.
Pois a ideia para hoje era focar no movimento de pinça tendo como estímulo a separação de grãos. Misturei feijão e milho em um pote e coloquei por perto outros dois potes vazios.
A brincadeira consiste em colocar o milho e o feijão em potes separados. Para atrair o interesse da Gabi, disse que eu queria fazer pipoca, mas que eu tinha feito uma bobagem e que tinha misturado os grãos e agora precisava da ajuda dela para separar o milho ou não teríamos pipoca.
Lembra que a gente sempre fala que a brincadeira começa de um jeito e muitas vezes evolui para outra coisa? E que é importante deixar a criança liderar a brincadeira. Pois bem, a Gabi percebeu que a tarefa era grande e resolveu chamar o pai para ajudar.
Ele propôs um jeito diferente de separar e ela resolveu imitar já que facilitou o trabalho:
Olha o vídeo que a gente fez pra você entender melhor como foi divertida a brincadeira:
Trabalho brincante em família
Viu que legal? No fim, com ajuda do papai, da Carol e das bonecas, passamos um tempão brincando…
… nos divertimos muito e ainda fizemos todo o trabalho de separar os grãos lindamente.
Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.
Amei.
🙂
Excelente!!
Olha só , vendo essa brincadeira de separar os grãos , lembrei da minha avó materna , que tinha essa sabedoria pedagógica , mesmo sem saber estava treinando a coordenação motora fina dos netos . Pois sempre que tinha uma criança digamos assim , muito “ativa” , ela dava essa missão pra criança , de separar os grãos . Mas a intenção dela era fazer o neto ficar “concentrado” um pouco , pra não dizer , dar sossego por alguns minutos ! Muito legal , gostei !
Muito bom
Obrigada, Janderson!
Gostei muito dessa atividade.
Oi Josevânia, tudo bem?
Que bom você gostou!