
Um fantoche diferente feito de tubo de papel toalha
O brinquedo caseiro proporciona dois momentos de diversão: quando você o constrói e quando brinca. Às vezes eu acho difícil identificar qual momento será mais interessante para os meus filhos, quando eu escolho algum para fazermos juntos em casa. No caso deste fantoche diferente posso dizer com certeza que foi um empate. Criá-lo foi surpreendente e brincar depois gerou várias risadas e histórias.
Eu particularmente gostei deste formato de fantoche que você usa seus dedos para movimentar cada perna do animal escolhido, deixando-o cheio de bossa para andar. As crianças se encantaram e como os dedos deles ainda são pequenos, a brincadeira ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e força nas articulações de mãos e braços.
Nós escolhemos a girafa e seguimos as instruções de um episódio que assistimos do programa Art Attack, que atualmente é exibido no canal Disney Júnior.
Para fazer este fantoche, você vai usar:
6 rolos de papel toalha ou 8 de papel higiênico (melhor começar a guardar já)
Lápis
Tinta guache colorida
Pincel
Uma mistura de cola e água em artes iguais
Cola branca
Tiras de jornal velho
Fita crepe
Tesouro
A cabeça é o início de tudo
A primeira coisa que vamos fazer é a cabeça e o pescoço da girafa. Corte um rolo de papel toalha ao meio na horizontal e depois corte um na vertical. Pegue a peça, abra e faça o desenho da cabeça da girafa.
Do lado de cada orelha, desenhe dois traços diagonais, formando um triângulo com a base do rolo. Vai ficar deste jeito:
Como você percebeu na foto acima, os dois traços extras no desenho do rosto da girafa servem como abas para fechar a cabeça.
Com a outra metade do rolo de papel toalha, também aberto na vertical, enrole um cone e prenda com fita crepe. Prenda a cabeça e o pescoço também com fita.
Movimento das pernas
Com outra metade do tubo de papel toalha ou um rolo de papel higiênico vazio, também aberto pela metade na vertical, desenhe um semi-círculo e uma “vela acesa”. Estes serão o corpo e a cauda da girafa.
Corte e prenda uma tira de papel da parte do rolo que sobrou, formando uma alça na parte de trás do corpo.
Para finalizar esta primeira etapa da montagem, pegue mais 4 metades de tubo de papel toalha ou 4 rolos de papel higiênicos. Mais uma vez abra-os pela vertical e enrole-os formando quatro tubinhos da espessura suficiente para caber seu dedo. Prenda com fita crepe e você terá as 4 patas da girafa.
Para o fantoche da girafa ficar bem firme, eu usei a técnica de papel machê simples, usando uma mistura de cola branca e água, na mesma proporção e pedaços de jornal. Eu embebi os pedaços de jornal na mistura e fui colando os pedacinhos, cobrindo toda a cabeça, pescoço, pernas e corpo da girafa. Só deixei sem jornal a orelha, chifres e a cauda.
Não tirei fotos porque esta parte é bem melenta e eu acabei não pegando a câmera. Mas é um momento legal para chamar as crianças pequenas para participar da confecção do fantoche. Quem quiser se lambuzar menos, pode usar um pincel para passar a mistura de cola e água nos pedaços de jornal.
Mas olha como ficou depois de seco. Eu esperei 12 horas.
Um jeito diferente de controlar
Em seguida, veio a parte decorativa do fantoche: pintar de amarelo bem forte toda a girafa e depois fazer grandes e pequenos quadrados e retângulos pelo corpo dela, em marrom, para formar as manchas. Olha que fofo!
Por fim, eu usei canetinha hidrográfica escura (preto, cinza e marrom) para finalizar os detalhes de olho, nariz e cascos. Está pronto um fantoche diferente feito de tubos e rolos de papel.
Mas o que eu achei mais interessante neste fantoche e que me atraiu para fazê-lo é a forma de manipulá-lo. Você vai passar os dedos indicador, médio e anelar e metade da sua mão pelo corpo da girafa, deixando a cauda virada para seu braço. Em seguida, encaixe os dedos indicador e médio no pescoço da girafa, passando pelo buraco que você abriu antes.
Só então, encaixe as patas da girafa nos seus dedos indicador, médio, polegar e mínimo. Deste jeito, você consegue manipular de um jeito diferente e divertido, criando histórias para as crianças com a girafa Giramundo (este foi o nome que escolhemos aqui).
Sabe que eu achei muito inventivo este fantoche. Bem diferente. Se você pesquisar no blog, encontrará vários outros exemplos de brinquedos caseiros feitos com material reciclado. Ou você pode ser inscrever gratuitamente em nossa Newsletter e receber semanalmente um e-mail com nossas novidades e as brincadeiras que publicamos.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente