Como variar a brincadeira com bola


Eu adoro brincadeira com bola. Mesmo não sendo lá muito boa de coordenação olho-mão (acho que faltou prática na minha infância). Acho a bola um brinquedo super democrático que permite um leque gigante de possibilidades. Caso não seja óbvio, dá uma olhada no post 10 maneiras de brincar com bola para você ter uma ideia.

E sabe de uma coisa interessante? Eu comecei a gostar de brincar de bola depois e velha, com as minhas filhas. Na minha infância, a bola estava associada a esportes e como eu não sou boa, acabava me afastando. Só que o mundo da bola é vai muito além da técnica de uma modalidade esportiva. É possível brincar com ela, se divertir, e ao mesmo tempo usufruir de todas as vantagens de colocar o corpo em movimento.

Vamos colocar as crianças em movimento?

Diante de uma geração que passa cada vez mais tempo sentada diante de uma tela, procuro construir nas minhas filhas o hábito de, desde cedo, colocar o corpo em movimento. Seja através da prática esportiva, seja através das brincadeiras. Como estou para conhecer uma criança que não se motive diante de uma bola, tenho tentado aumentar o meu repertório de brincadeira com bola. Assim tenho mais chance de passar mais tempo com as crianças, colocando todo mundo em movimento.

Nesse desafio de aumentar o repertório, acabei encontrando um jeito bem interessante de inovar: e se a brincadeira tivesse duas bolas no lugar de uma?

Como a Carol, isso significou:

  1. Jogar a bola uma para a outra, ao mesmo tempo, usando as duas mãos

2. Jogar as bolas num determinado ponto no chão

3. Jogar uma para a outra usando, primeiro, apenas a mão direita (e depois a esquerda)

4. Jogar as bolas para que elas batam no ar

E por aí vai. Dependendo da bola, dá para jogar de uma para a outra com um quique no chão, passando a bola embaixo da perna…. pode inventar!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.