
Você conhece jogos para aprender a contar?
Aqui em casa estou tão acostumada a enxergar atividades nos objetos que tenho por perto que está sendo bem fácil inventar jogos para aprender a contar. A Gabi, minha filha, está com 4 anos e está numa fase, do ponto de vista cognitivo, que dá para despertar nela o interesse pela contagem. Como tenho falado em todos os posts sobre o desenvolvimento da linguagem escrita, não se trata de alfabetizar precocemente e nem de criar geninhos, mas sim fazer os princípios da matemática entrarem naturalmente, através da brincadeira, na vida dela.
Qual a idade para aprender a contar
Assim como todos os aspectos do desenvolvimento infantil, aprender a contar é um processo que começa por volta de um ano, quando o adulto canta a música dos Indiozinhos, da Mariana Conta 1, e muitas outras. Nessa fase ele está ouvindo as palavras e começando a associar aos objetos quando você brinca de contar com ele.
Por volta dos 2 anos, a criança consegue decorar os números e contar até 10, mesmo sem ter claro o conceito de contagem. São apenas palavras do seu repertório. Por isso, não tem nada demais quando as crianças pulam números ou mudam a ordem. É normal.
Nessa época, você aproveitar as oportunidades de contagem que se apresentam no cotidiano: “olha, tem duas uvas aqui! Quantos biscoitos tem lancheira? Um, dois, três biscoitos!”. Aos poucos a criança associa o numeral verbalizado a quantidade e objetos diante dele.
Gabi já está numa idade que entende que pode mudar a quantidade de objetos, e consequentemente usar outro numeral para refletir a quantidade alterada. Por exemplo, se ela tem três uvas e come uma e eu pergunto, “quantas uvas você tem agora?”, ela responde: “Duas!”
Nada mais natural, nesse processo, do que apresentar jogos para a criança aprender a contar.
O jogo da contagem de grãos
Para o jogo de hoje, você vai precisar de:
. dois potes plásticos
. um punhado de grãos
. um dado
A atividade consiste em pedir para a criança jogar o dado e ver que número caiu. Por exemplo, quatro.
A criança olha para o dado e fala qual foi o número que tirou. A Gabi usou os dedos para contar quantas bolinhas tinha na face no dado voltada para cima. (eu só registrei esse momento na hora em que ela tirou 6. Vou colocar a foto aqui para você ver como ela faz)
Em seguida, a criança precisa pegar, em um pote a mesma quantidade de grãos que ela tirou no dado. No nosso exemplo, a Gabi tinha que pegar 4 grãos de milho.
Os grãos coletados devem ser transferidos para o pote vazio.
A brincadeira pode ser simplesmente a de transferir os grãos de um pote para ou outro até acabar. Mas se tiver mais de uma criança, pode virar um jogo de sorte, em que ganha quem terminar com o pote mais cheio (os jogadores se revezam e vão enchendo o pote dependendo do número que tiram no dado a cada rodada).
Viu que simples?
Gostaria de receber suas idéias de trabalho.
Achei maravilhoso.
Olá, tudo bem? Para receber todas as novidades do Tempojunto é só fazer o seu cadastro, gratuitamente aqui http://bit.ly/CadastroNewsletter_