Você conhece jogos para aprender a contar?


Aqui em casa estou tão acostumada a enxergar atividades nos objetos que tenho por perto que está sendo bem fácil inventar jogos para aprender a contar. A Gabi, minha filha, está com 4 anos e está numa fase, do ponto de vista cognitivo, que dá para despertar nela o interesse pela contagem. Como tenho falado em todos os posts sobre o desenvolvimento da linguagem escrita, não se trata de alfabetizar precocemente e nem de criar geninhos, mas sim fazer os princípios da matemática entrarem naturalmente, através da brincadeira, na vida dela.

Qual  a idade para aprender a contar

Assim como todos os aspectos do desenvolvimento infantil, aprender a contar é um processo que começa por volta de um ano, quando o adulto canta a música dos Indiozinhos, da Mariana Conta 1, e muitas outras. Nessa fase ele está ouvindo as palavras e começando a associar aos objetos quando você brinca de contar com ele.

Por volta dos 2 anos, a criança consegue decorar os números e contar até 10, mesmo sem ter claro o conceito de contagem. São apenas palavras do seu repertório. Por isso, não tem nada demais quando as crianças pulam números ou mudam a ordem. É normal.

Nessa época, você aproveitar as oportunidades de contagem que se apresentam no cotidiano: “olha, tem duas uvas aqui! Quantos biscoitos tem lancheira? Um, dois, três biscoitos!”. Aos poucos a criança associa o numeral verbalizado a quantidade e objetos diante dele.

Gabi já está numa idade que entende que pode mudar a quantidade de objetos, e consequentemente usar outro numeral para refletir a quantidade alterada. Por exemplo, se ela tem três uvas e come uma e eu pergunto, “quantas uvas você tem agora?”, ela responde: “Duas!”

Nada mais natural, nesse processo, do que apresentar jogos para a criança aprender a contar.

O jogo da contagem de grãos

Para o jogo de hoje, você vai precisar de:
. dois potes plásticos
. um punhado de grãos
. um dado

A atividade consiste em pedir para a criança jogar o dado e ver que número caiu. Por exemplo, quatro.

A criança olha para o dado e fala qual foi  o número que tirou. A Gabi usou os dedos para contar quantas bolinhas tinha na face no dado voltada para cima. (eu só registrei esse momento na hora em que ela tirou 6. Vou colocar a foto aqui para você ver como ela faz)

Em seguida, a criança precisa pegar, em um pote a mesma quantidade de grãos que ela tirou no dado. No nosso exemplo, a Gabi tinha que pegar 4 grãos de milho.

Os grãos coletados devem ser transferidos para o pote vazio.

A brincadeira pode ser simplesmente a de transferir os grãos de um pote para ou outro até acabar. Mas se tiver mais de uma criança, pode virar um jogo de sorte, em que ganha quem terminar com o pote mais cheio (os jogadores se revezam  e vão enchendo o pote dependendo do número que tiram no dado a cada rodada).

Viu que simples?

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

 

 

 

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.