Brincadeiras legais para explicar o sentido da Páscoa para as crianças


Algumas leitoras nossas pediram dicas de brincadeiras para ajudar a explicar a Páscoa do ponto de vista religioso. Eu (a Patcamargo) trabalhei durante muito tempo com grupos de crianças na Catequese e fazia brincadeiras para a Páscoa.

A primeira coisa é aproveitar os momentos de contar histórias para contar a história da Páscoa para as crianças. Há na internet vários textos, com visões de diferentes religiões cristãs que podem ser escolhidos.

Tem também vídeos no Youtube, como este , que podem ajudar e ser legal.

Outra coisa que eu sempre fiz foi lembrar o significado da Páscoa, de uma forma mais geral. Eu gosto de falar de renovação, de transformar o que está velho em algo novo, em dar vida nova. Para brincar com as crianças, que tal fazer papel reciclado?

Eu começo fazendo esculturas de jornal de coisas não legais.

Colocando o jornal na água, a gente desmancha as esculturas na água e faz o papel reciclado. O post onde ensino esta brincadeira está no link http://bit.ly/recicladocaseiro.

Buscar o significado original

Outro símbolo que eu gosto é do ovo, que apesar de ter caído nas graças do comércio, sua origem é religiosa, e traz a visão da vida nova que chega (o ovo como túmulo vazio). Então, pintar e enfeitar ovos, colocar uma surpresa dentro de cascas de ovos vazias, com significados cristãos (por exemplo, boas mensagens) é legal.

Vocês podem fazer estes ovos, com mensagens de atividades de boas ações (dar um abraço, dar um beijo, fazer uma doação). E no dia da Páscoa, vocês abrem os ovos e fazem uma gincana!

Outra ideia com o ovo e o conceito de vida nova é plantar sementes nas cascas de ovo e obsertvar a natureza crescer. Sementes de feijão e girassol crescem rápido e de hoje até Domingo de Páscoa, vocês já terão um resultado!

Arte e Ciências ajudam a religião

Que tal uma brincadeira de arte? Podemos fazer uma coroa de espinhos (feitos de papel, por exemplo) e depois enfeitá-la com flores, folhas verdes para que o símbolo da renovação que supera a morte apareça no final da arte.

E mais uma brincadeira bem jóia, que vai ser uma brincadeira de ciências divertida e, ao mesmo tempo, uma porta para conversar sobre Jesus Cristo e o que a Ressurreição significa:

Você vai precisar de água, três recipientes transparentes, um pouco de iodo (encontrado em farmácias) e água sanitária.

Explique para seu filho que você vai mostrar o que acontece quando encontramos Jesus na Páscoa.

Pegue um pouco de água e coloque num recipiente ou copo transparente. Coloque o iodo em outro e a água sanitária em outro. Assim. No meu caso, a água está no centro. Explique que todos nós nascemos assim, puros, limpos, como a água do copo.

Continue explicando que durante a vida podemos tomar decisões e escolher coisas que não são legais nem para a gente, nem para as pessoas que estão perto da gente. E assim, ficamos “manchados” pelas nossas escolhas ruins. Neste momento, pingue o iodo, que irá colorir a água.

Mas Jesus durante a Páscoa, morre para nos ajudar a ficarmos puros e clarinhos de novo e quando ele ressuscita. Ele comprova que todos temos chances de termos vida nova. Neste momento, explique que o copo com a água sanitária representa Jesus e despeje um pouco na mistura de água + iodo. A reação química dela fará com que a água volte a ficar transparente!

O legal é que se você pingar o iodo na água sanitária (Jesus) ela não fica manchada ou colorida. E se jogar a água sanitária direto no copo com iodo, também ficará transparente.

É isso. Espero que eu tenha ajudado a quem me perguntou sobre o assunto! Bjs e Boa Páscoa!

Se você curtiu este post, aproveita para fazer parte da nossa Newsletter. Semanalmente, enviamos um e-mail (um só) com os posts que publicamos aqui e as novidades do Tempojunto. Basta clicar.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.