Jogo de estratégia: Grande Engarrafamento


Um bom jogo de estratégia é um jeito maravilhoso de passar tempo junto com crianças mais velhas. Especialmente quando você apresenta para as crianças um jogo que elas não conhecem e vira um desafio. Foi assim aqui em casa com o jogo “O Grande Engarrafamento”, que eu vi no livro  Os 250 melhores jogos para todos e resolvi fazer em casa de tão fácil que é fazer.

O Grande Engarrafamento

O Grande Engarrafamento é um jogo comum na Ásia (Índia, Japão e China). O que o torna ainda mais interessante. Acho um barato falar com as crianças sobre jogos que são comuns em outras culturas.

Para montar o tabuleiro você vai precisar de uma folha de papel A4, lápis, régua, e 6 botões (ou similar), sendo 3 de cada cor.

O primeiro passo é fazer usar o lápis e a régua para desenhar uma grade de três linhas e 5 colunas. Como mostrado na foto abaixo:

Depois, apague algumas linhas para que o tabuleiro fique como o formato abaixo.

Agora que o tabuleiro ficou pronto, arrume suas peças colocando 3 botões da mesma cor enfileirados em cada lado do tabuleiro arrumado.

O desafio é passar as peças de um lado para o outro do tabuleiro. Mas atenção. nenhuma ficha pode pular por cima da outra e nem ficar em uma casa ocupada. Olha a explicação do livro:

Quem passar todas as peças primeiro ganha! Meus sobrinhos João e Fernanda se divertiram jogando!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.