Fantoche de mãos contribui para ampliar a imaginação das crianças


Se tem uma coisa que eu gosto muito é quando meus filhos vêm me mostrar brincadeiras novas que eles aprenderam, ou que eles inventaram. O fantoche de mãos foi uma destas surpresas que minha caçula, de 6 anos, trouxe com muito orgulho.

A idade em que ela está é um período fértil cheio de imaginação. Qualquer objeto vira um personagem e qualquer personagem vira uma história e uma brincadeira. Eles são capazes de enxergar princesas em um canudo, feras terríveis em um pedaço de massinha. E, claro, bonecos com caras e bocas diferentes só na mão.

Fantoche de mão requer coordenação também

Quando a Potcho veio me falar do fantoche de mão, eu me lembrei de como gostava de fazer personagens de sombras com as minhas mãos quando era pequena. E pensei: “há que legal. Super fácil este bonequinho”.

E fui tentar fazer. Só que não é tão simples assim! Descobri que eu tenho menos habilidade que ela para fazer a boca do boneco se mexer direitinho. :0

Mas, vamos lá. Para fazer este fantoche de mãos, você precisa somente da sua mão e de imaginação. Caso você queira incrementar, pode usar maquiagem, tinta ou lápis aquarela (que eu amo) para desenhar olhos, boca e enfeites no fantoche.

Olhos sorrateiros

Feche sua mão em punho, deixando o polegar para fora. O movimento de sobe-desce do polegar no indicador é quem dá vida à boca do seu fantoche.

Minha filha criou vários personagens somente mudando a posição dos dedos, olha só:

Não é incrível? Eu aprendi e volta e meia brincamos de falar uma com a outra, usando nossos fantoches. Olha só no vídeo, como ela vai criando e comentando sobre cada personagem.

Agora, se você quer fazer algo mais elaborado, eu amei este tutorial que a Verónica Tapia mandou com autorização do Eduardo Santos* para o Tempoujunto. É impressionante como a criação de dois olhinhos bem matreiros conseguem dar outra vida ao fantoche de mãos.

Eu vou fazer em casa com as meninas para ampliar nossa brincadeira!

Obrigada Eduardo!

Que tal esta forma de brincar de imaginar com seu filhos? Cabe em qualquer lugar e você nem precisa de bolsa para carregar o brinquedo!

Aliás, a gente sempre posta no blog dicas de brincadeiras que você pode fazer em qualquer janela de tempo que tenha na agenda com seus filhos. Para acompanhar tudo, que tal se inscrever na nossa Newsletter? É gratuita e você recebe semanalmente um e-mail com nossas novidades.

*Tutorial – Como fazer fantoche – olhos de bonecos
Projeto Tempo de Temperar Arte – Ano 6
Oficina de Teatro de Bonecos – Professor Eduardo Santos, da Tato Criação Cênica
Tetear é um projeto de arte-educação que contribui para a educação de crianças e jovens e faz despertar uma das mais valiosas condições para o desenvolvimento humano: a criatividade.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.