Um brinquedo caseiro com tinta e macarrão para distrair seu bebê por alguns minutos


Quem tem bebê pequeno provavelmente já passou pela experiência de precisar distrair o bebê por algum tempo. Um brinquedo caseiro com tinta e macarrão (use sobras) é um ótimo objeto de distração, porque provoca a curiosidade da criança de várias maneiras.

Sabemos que os bebês são cientistas por natureza. Sua curiosidade e vontade de descobrir os transformam em exploradores. E com muita frequência, nosso papel é basicamente incentivar esta brincadeira oferencendo tempo e “coisas” para o bebê conquistar. Eu usei “coisas” assim mesmo, entre aspas, porque praticamente tudo pode ser objeto de exploração dos bebês, incluindo seu próprio corpo. Sendo seguro, fique tranquilo para deixar seu filho estar as mais diversas possibilidades do que está na mão dele.

Por isso, o brinquedo caseiro com tinta e macarrão que vou mostrar hoje, tem vários elementos que podem despertar a curiosidade do seu bebê: cores, sons, movimentos e formas.

Copo e cor

Para fazer este brinquedo que a Júlia brincou, você precisa de:

Um copo transparente de acrílico (o vidro é perigoso e o plástico vai quebrar em segundos de exploração do seu bebê);

Tinta guache colorida. Eu usei as cores vermelho, amarelo e verde;

Um pouco de macarrão pequeno (destes de colocarmos em sopas);

Um pedaço de papel adesivo;

Fita adesiva larga.

Para montar, misture 1 parte de cada tinta guache com 1/3 parte de água. Coloque esta mistura na parte interna do copo, nas laterais. O ideal é que esta mistura não fique muito líquida, mas que possa escorrer pelo copo, conforme o bebê brinca.

Coloque o macarrão no fundo do copo, e tampe a boca dele com papel adesivo, deixando o adesivo para dentro do copo. Feche bem as laterais com fita adesiva larga, para não correr o risco de escapar tinta ou macarrão durante a brincadeira.

Som multicolorido

Quando estava pronto, a Danusa, mãe da Júlia, mostrou o brinquedo para ela.

Imagine quantas possibilidades este brinquedo caseiro com tinta e macarrão oferecem para um bebê? Muitas! O som do macarrão no copo, a tinta se misturando, partes do macarrão que grudam na tinta, sujam o papel adesivo, grudam e soltam do papel, e por aí vai!

A Júlia explorou, concentrada um tempão!

Nesta fase, entre 0 e 3 anos, o cérebro humano está em pleno movimento de novas conexões neurais. Mais de 700 por segundo, em média. E quando você permite que seu filho nesta idade tenha tempo para brincar e descobrir objetos, você contribui para estas formações neurais. Mais do que mil atividades e cursos para bebês, o que eles mais precisam nesta fase é de opções de brincar e tempo para que isso aconteça.

Se você gostou deste post, te convido para se inscrever na nossa Newsletter Tempojunto. A cada 15 dias postamos formas diferentes de brincar com bebês entre 0 a 2 anos e tudo o que escrevemos vai para nossa Newsletter. Você poderá formar sua biblioteca particular de atividades para seus filhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.