Patinete para brincar de equilíbrio e coordenação


Quando eu coloco um título como este quase mudo de opinião. Porque a gente fala sempre que a brincadeira precisa ser pelo brincar antes de tudo. Mas por outro lado, é legal você também saber dos benefícios da brincadeira, até para dar valor a ela. O patinete, por exemplo, traz vários benefícios para as crianças e é um brinquedo intermediário entre os patins e a bicicleta.

A Patricia Marinho havia feito dois posts com um pega-pega com bola e patinete e patinete no plástico bolha. Ambos com a Carol, que estava com 9 ou 10 anos na época. Vale à pena ver para você ter uma ideia da versatilidade do patinete que eu falei.

Como em casa os meus filhos só recentemente se entusiasmaram com patinete, mais particularmente a Cururca, de 7 anos, eu não criei nenhuma brincadeira específica. Apenas os deixei brincar. Mas olha quantas formas diferentes de encarar o patinete.

Velocidade e equilíbrio

Na primeira foto deste post, estavam meu filho e um amigo do prédio. Eles queriam fazer uma espécie de “patinete sincronizado”.

Já a Cururuca prefere brincar com a velocidade do patinete. Para que ela consiga, mesmo com o brinquedo versão 3 rodinhas, é preciso que ela controle o equilíbrio no brinquedo, força e coordenação para fazer curvas sem deixar o patinete capotar e noção de velocidade e distância para frear antes de bater em uma parede, por exemplo.

Outra forma que as crianças encontraram de dar emoção ao patinar foi usar a rampa de skate que temos na área externa do prédio. No lugar dela, pode ser um morrinho ou um declive pequeno.

De novo, além do equilíbrio, temos o fator impulsão e um controle super interessante do balanço do corpo para que ninguém caia. Aliás, cair faz parte, né gente!

Oportunidades

Semana passada contei sobre as bicicletas e esta semana patinete. Acho que nossa próxima empreitada em casa será com patins ou com carrinho de rolimã. Vamos ver o que acontece e eu volto para contar! E se você não quiser perder a postagem, fácil! Inscreva-se na nossa newsletter. Ela é gratuita e você receberá toda semana um email com nossas novidades.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.