Arte sem frescuras para as crianças soltarem a imaginação


Muito prazer, sou a Patcamargo e atividades de artesanato são menos atraentes para mim que outras brincadeiras. Já começo assim de cara porque sempre que você encontrar aqui no blog um post meu sobre artes, pode ter certeza que é algo bem prático de fazer kkkk. Quando eu falo de arte sem frescuras, ter kits com materiais de papelaria são minha concepção de simplicidade e praticidade. Sem abrir mão de proporcionar às crianças a oportunidade de liberarem a criatividade.

Eu tenho consciência que mesmo eu não gostando taaanto de arte, meus filhos são diferentes. E eles podem e devem ter experiências com as mais diversas formas de brincar.

Por isso eu gosto e tenho lançado mão muitas vezes dos kits já com materiais diversos de papelaria para os momentos em que meus filhos decidem fazer uma brincadeira com arte.

Leve na bolsa ou na mochila

Papel, giz de cera, lápis, canetinha hidrocor, cola, glitter, lantejoulas, cartolina, papéis coloridos fazem parte destes kits. E, quando eu encontro, coloco também coisas diferentes como fitas, pompons, penas, botões, lãs, retalhos de tecido. Ou seja, as possibilidades são muitas.

Estes kits já foram a minha salvação, por exemplo, em trabalhos escolares. Bandeirinhas de São João, molduras de quadros e páginas de álbuns de fotos da turma são exemplos de tarefas que as crianças trouxeram para casa e aproveitaram os kits de arte sem frescuras.

Além disso, ter os materiais de papelaria organizados em pacotinhos é prático e eu levo na bolsa ou na mochila para onde vou com as crianças. Especialmente quando eu sei que teremos que esperar algum tempo sem nada para fazer. O kit é uma “mão na roda”.

Recentemente, em um evento, eu conheci os kits da Idea Experiências Criativas .

Trouxe para casa e resolvi deixar assim, na mesa de centro de casa, para ver o que aconteceria. No momento que a minha filha mais nova, de 6 anos, viu, quis saber o que eram as coisas coloridas que estavam no pote. Como o pote é transparente, dá prá ver que tem algo bacana e divertido ali dentro.

Quando eu disse que o kit era deles e que poderiam usar, os olhos se arregalaram. Ela ficou super contente por poder mexer em tudo aquilo do jeito que quisesse!

Arte sem frescuras, mas com criatividade

Aliás, esta é outra dica que eu dou para os momentos em que você estiver proporcionando brincadeiras de artes para seus filhos: deixar que eles criem o que quiserem. Arte pode até ter inspirações, mas não precisa de instruções. Então, deixa seu filho liderar a brincadeira. Você pode se surpreender.

Inclusive, eu mudei minha forma de entender arte e criação, quando passei a observar minha caçula. Ela tem um jeito diferente, super livre de criar. Ela não segue regras, mas inspirações. No seu desenho, o céu pode ser roxo, o sol verde. E por que não, certo?

Só que no começo, eu tendia a querer corrigi-la, dizendo: “Mas filha, que cor é o céu? Olha para a árvore lá fora, as folhas são azuis?”. E pimba! Lá estava eu contribuindo para podar a criatividade dela e espremê-la na “caixinha” do que “é normal”.

Logo, minha outra filha veio brincar e elas criaram juntas, cada uma no seu estilo próprio.

A Patricia Grossi, criadora do Idea Experiências Criativas, costuma dizer que se nós adultos não sabemos o que fazer com os materiais que ela organiza, pode ter certeza que os filhos sabem! Olha só a arte das minhas filhas.

Este post tem a parceria com a Patricia, da Idea, porque a gente curtiu muito a proposta de kits de arte sem frescuras para as crianças. E, claro, porque em casa todo mundo curtiu bastante! Se você gostou do kit, entre em contato com ela pelo Direct do Instagram. É só clicar aqui.

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.