Encontre a saída: um jogo de concentração e coordenação


Faz quatro anos que eu publico minha rotina de brincar com as minhas filhas e até hoje me surpreendo com o encantamento que uma brincadeira simples pode provocar na Gabi. Sem que me dê o menor trabalho, muitas vezes. Um exemplo recente é o “Encontre a saída”.

Brincadeira de livro de atividades

Eu tenho certeza de que, pelo menos alguma vez na vida você viu um livro de atividades para crianças que tinha uma atividade de encontrar a saída. Né? É tradicional. Que tal mudar a escala dessa brincadeira e fazer um “Encontre a saída” gigante?

Eu tenho a felicidade de ter um grande espaço livre para a Gabi brincar no prédio. E já que o espaço está disponível, bóra aproveitar!

Para fazer a brincadeira de “Encontre a saída”, você precisa de giz e um piso para desenhar.

Sem a criança olhar, use o giz para fazer um caminho de linhas no chão. Marque onde vai ser a saída e a chegada.

É importante que as linhas se cruzem nesse caminho. Quanto mais velha criança, mais complexo o caminho. O desafio consiste em fazer a criança entrar no caminho e encontrar a saída percorrendo a linha.

É o tipo de atividade que desenvolve tanto a concentração e a atenção quanto a coordenação motora grossa.

‘Encontre a saída” também funciona com crianças mais velhas

As crianças mais velhas também se interessam, mas nesse caso o ideal é fazer diferentes caminhos se cruzarem, com várias saídas e chegadas. Não cheguei a fazer isso para a Carol e para ela ficou fácil demais encontrar o caminho correto.

Na próxima eu faço mais complicado, com certeza!

Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.