Que tal deixar seu filho criar um caça-palavras e incentivar a escrita


Sabe que a forma hoje de alfabetizar as crianças é muito diferente da época em que você era criança. Atualmente, tudo começa dos fonemas e a partir de palavras que as crianças reconhecem do seu dia a dia. Mas tem uma brincadeira que ainda é ótima para as crianças brincarem com a escrita: o caça-palavras.

Mas se a proposta é subverter um pouco o jogo, que tal propor para seus filhos criarem seu caça-palavras?

Minha filha do meio, a Cururuca, de 7 anos, ganhou recentemente em seu aniversário um tabuleiro com letras.

De cara, eu olhei e pensei comigo: “ela já sabe ler e escrever, então nem dará muita bola”. Ledo engano (e ainda bem).

Dia desses, eu a vi no quarto conversando consigo mesma, falando palavras desconexas. Eu fui lá ver o que era. Quando cheguei ela estava assim, em pé, debruçada sobre o tabuleiro.

Deixe que ele invente a brincadeira

“O que você está fazendo, filha?”

Então, ela me explicou que estava pensando em como esconder palavras no tabuleiro para a irmã mais nova brincar de descobrir. Eu simplesmente amei o fato de ela ter inventado uma utilidade diferente para o que seria aquele tabuleiro. Criatividade e um baita raciocínio para encaixar as letras para formarem palavras na vertical e na horizontal, misturada com as outras.

E assim, o caça-palavras foi se formando. Com nomes próprios e com outros substantivos.

Logo que ela terminou, sem a minha ajuda, foi o momento de chamar a irmã e lançar o desafio de encontrar as palavras escondidas. A Cururuca se divertiu por dias criando novos caça-palavras, para toda a família.

Caça-palavras caseiro

Se você não tem um tabuleiro como esse em casa, é simples criar um para seus filhos. A primeira coisa é ter as letras. Você pode escrever à mão, ou imprimir. Tenha sempre uma quantidade bem maior de vogais, e letras comuns como “M”; “N”; “S”e “R”. E não esqueça das opções de “Ç”, “W” ou “Z”.

Recorte tudo. O tabuleiro de casa é grande e tem 100 letras. Mas você pode fazer menor.

Depois disso, cubra a folha de letras com um papel adesivo transparente. De ambos lados, para durar mais. Recorte as letras. Se você tiver uma tampa de caixa – de camisa por exemplo, ou até de um outro jogo -, pode usar como tabuleiro para organizar o caça-palavras.

Prontinho! Você já tem seu tabuleiro para brincar com as crianças. Vocês vão se divertir à beça criando labirintos de palavras.

Minhas filhas têm 6 e 7 anos. Mas antes dessa idade você pode brincar com as letras sem um caça-palavras. E depois desta idade, faça desafios mais elaborados, como montar um caça-palavras misturado com cruzadinha no tabuleiro. ;)

Todo dia aqui no Tempojunto tem brincadeira nova. Para aproveitar tudo, inscreva-se na nossa Newsletter. A gente fala com você pode email, uma vez na semana, e manda nossas novidades e as dicas de brincadeiras já indicadas para cada faixa etária, dos 0 aos 12 anos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.