
Mais brincadeiras para ensinar as letrinhas
A Gabi, minha filha de 4 anos, está na fase de descobrir as letras. Descobrir literalmente. Ela encontra as letras do nome numa placa da rua e fica encantada. Acho maravilhoso acompanhar essa descoberta e por isso vivo procurando dicas para mais brincadeiras para ensinar as letrinhas. Tanto que a gente tem um quadro no Pinterest só para isso. Chama-se Brincar com Linguagem.
Por que brincadeiras para ensinar as letrinhas?
A tarefa de alfabetizar não é da escola, você pode estar se perguntando? Aqui no Tempojunto a gente não acredita em antecipar a aprendizagem da criança e nem valorizar o desenvolvimento cognitivo em detrimento dos demais. Pelo contrário, a gente acredita em respeitar o tempo da criança.
Por outro lado, toda criança nasce capaz de aprender. Portanto, a gente deveria ser parceiro nesta aprendizagem, proporcionando experiências que fazem as crianças, aos poucos, entenderem o mundo em que elas vivem. E uma das coisas que elas precisam decifrar é a linguagem oral e escrita.
Aprender a ler e escrever é um marco na capacidade de comunicação da criança. Quando ela adquire essas habilidades, elas podem mais. É por isso que é muito importante nós, os pais, sermos parceiros dessas descoberta. E nada melhor do que fazer isso com brincadeiras que fazem as crianças entender o que são as letras, e para que elas servem de um jeito lúdico.
Brincadeira dois em um
O reconhecimento das letras é uma das etapas da aprendizagem da linguagem escrita. Eu tenho falado bastante sobre isso em brincadeiras como Como ensinar o traçado das letras, e no post como ensinar a ler brincando com copos e pratos.
Pois sabia que dá para fazer uma brincadeira que não apenas ajuda a criança a reconhecer as letras, como estimula a coordenação motora grossa? A brincadeira chama Bola na Letra e para fazê-la você vai precisar de copos com letras (os mesmos da brincadeira que mostrei acima) e uma bola.
Coloque os copos enfileirados no chão, com a letra virada para a direção da criança. A brincadeira consiste em falar o nome de uma letra para que a criança chute e bola e derrube o copo com a letra correspondente. Olha a Gabi chutando a bola para derrubar o L (L de Luiz, o papai).
E agora do C de Carolina. Repare que ela mesma colocou a boa perto da letra, para facilitar o chute. A distância maior ou menor entre a bola e a letra vai depender da habilidade da criança. Você pode ir aumentando a distância aos poucos.
Não é legal?
+ Seja o primeiro a comentar
Comente