Como ensinar o traçado das letras


Como ensinar o traçado das letras? Para nós, que somos adultos, o registro de como é complicado aprender a escrever ficou para trás. Mas para as crianças pequenas, conseguir escrever é uma conquista e tanto, que passa por diversas etapas.

Despertar o interesse das crianças: o primeiro passo para a escrita

Acompanhar o desenvolvimento das crianças pequenas, para mim, é algo que beira o mágico. Afinal, por mais que eu estude sobre o funcionamento do cérebro (sim, ei sei que tudo tem uma explicação científica!), é fantástico ver aquele serzinho sair dos balbucios do bebê até a aquisição da linguagem escrita, passando primeiro pela fala.

Mas como a escrita entra na vida das crianças? A partir do interesse delas! Quando a criança convive com livros e tem o exemplo de pais que lêem, muito cedo ela começa a querer saber “o que é isso que está escrito ali”. Por volta dos 4 anos, elas já estão prontas para começar a fazer associações. Sem pressa, sem querer criar super gênios ou alfabetizar precocemente, nosso papel é incentivar!

Eu estou vivendo exatamente esta fase com a Gabi e por isso já mostrei como estamos lidando com esse interesse dela em posts como Como aprender o alfabeto brincando.

Preparando a coordenação motora fina

Só que além do interesse, tem outro fator super importante para a criança conseguir escrever: conhecer o traçado das letras e conseguir segurar o lápis com firmeza para reproduzir esse traçado. Isso é um processo que a gente começa bem cedo, desenvolvendo o movimento de pinça.

A atividade de hoje é justamente um a dica de como ensinar o traçado das letras. Você vai precisar de uma lousa, giz, pincel e água.

O primeiro passo é você usar o giz para escrever o nome da criança, que costuma ser a primeira palavra que a criança se envolve para aprender a escrever.

Depois você entrega para a criança um pincel e um copo de água. Ela vai ter que apagar o desenho feito a giz usando o pincel.

Repare que a Gabi alterna o uso da mão direita e da esquerda. Ela também faz isso com a tesoura.

Isso é super normal nessa idade. Ela está experimentando para ver como ela se sente confortável. Nesse momento a gente precisa deixar essa exploração para que apareça, naturalmente, se a criança é destra ou canhota.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

 

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.