Você sabe falar brinquês? Brincar é o idioma das crianças


Este post sobre o brinquês como idioma das crianças foi publicado originalmente na nossa coluna no blog do Instituto Pensi, do Hospital Sabará, uma das referências em tratamento infantil em São Paulo.

Todo mês no blog do Tempojunto conversamos com um especialista em desenvolvimento infantil sobre aspectos do desenvolvimento da criança e sua relação com a brincadeira. E algo que chamou minha atenção desde a primeira entrevista é que brincar é o idioma da criança. É desta forma que ela se expressa e conversa conosco. Desde então me pergunto todos os dias se eu já sou fluente em “brinquês” o suficiente para entender meus filhos.

Aprendemos com a psicóloga Patricia Garcia o termo “chave de ouro” para a brincadeira. Quando seu filho brinca sozinho, especialmente no que chamamos no blog de imaginação, ele reproduz várias realidades que observou da forma como interpretou e compreendeu.

Brincar de Imaginar

Seja fingindo ser princesa, robô, médico ou cachorro sempre haverá no faz de conta a conversa que seu filho ouviu e se identificou. Se você prestar atenção, poderá aproveitar as brechas e papear no mesmo idioma.

Então, pela brincadeira a criança se apresenta espontaneamente ao mundo. Você já perguntou para seu filho como foi na escola? E recebeu um “tudo bem” e só? Pois é. Este tipo de pergunta direta geralmente não funciona nem com escola, nem com qualquer outro aspecto da vida da criança.

Mas experimenta brincar de escolinha e deixe seu filho ser o professor. Tenho a impressão que você saberá mais do que acontece em sala de aula do que perguntando.

O segredo no final das contas é ouvir. Aliás é um conselho que serve para muita coisa, não é mesmo?

Como eu disse, sempre tem uma brincadeira ou informação nova para você no blog. Por isso, inscreva-se na nossa Newsletter. A inscrição é gratuita e você não perde nada do Tempojunto para você e seus filhos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.