10 top brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses


Há algumas semanas começamos no Youtube do Tempojunto uma nova série: o Tempojunto listas 10. Nela a gente traz uma super seleção de dez brincadeiras sugeridas para cada faixa etária. Como ficou muito legal e a gente sabe que nem todos conhecem nossos canais, resolvemos trazer para você aqui também. Então, hoje as 10 top brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses.

Se você quiser, pode assistir direto ao vídeo aqui

Mas para facilitar também, coloquei aqui cada uma das brincadeiras com seus links. Bóra ver as 10 top brincadeiras para bebês. Mas antes, um recado importante: a indicação etária aqui é porque vocês sempre pedem esta diretriz. Mas as crianças têm momentos diferentes de desenvolvimento. Então, nada de achar que seu bebê precisa fazer qualquer uma destas brincadeiras ou se frustrar se ele não fizer. Talvez ele simplesmente goste de outra coisa.

Por isso, temos um link aqui no blog com vááááárias outras brincadeiras para você e seu bebê. Então, opção não vai faltar. É só clicar aqui.

1. Cantar

Nada mais simples e mais legal para os bebês pequenos do que escutar a sua voz cantando para ele. Não importa se é o não afinado, o que vale é “conversar” com seu bebê, cantando. Crie uma música só de vocês para repetir sempre!

2. Chocalho caseiro

Outra das 10 top brincadeiras para bebês é este chocalho, que trabalha com a audição, que já nasce pronta no recém-nascido. Você pode criar seu próprio brinquedo caseiro, como mostramos neste link.

3. Chamar atenção com o chocalho

Aproveitando que você fez o chocalho, coloque seu filho de bruços (quando ele já sustentar o pescoço, está bem?) e brinque de chamar a atenção dele com o brinquedo. Ele vai seguir o som, treinar a audição e a descoberta espacial, além de praticar o ficar de bruços, que é o primeiro passo para engatinhar.

4.Estimular a visão com equipamentos da casa

Tem uma lava-roupas na sua casa? Que tal colocar seu bebê para ver a roupa batendo na máquina? Sim! isto também é brincadeira!

bebê se distrai olhando secadora de roupas funcionar

5.Alcançar objetos

Esta proposta da foto é você usar os brinquedos da casa de uma forma diferente e promover a descoberta e a relação de distância do que o bebê está vendo para o que ele consegue alcançar. Parece simples, para nós adultos, mas os bebês ainda estão desenvolvendo esta noção, que chamamos olho-mão.

bebê puxa fralda para alcancar cubos

Rapidamente ela pega o paninho que está por perto…

Coloque algum brinquedo que seu filho goste em cima de uma fralda de pano. Deixe a ponta da fralda perto do seu filho, mas o objeto longe. No caso do bebê na foto, ele ainda não se movimenta, então a solução encontrada por ele (olha o raciocínio funcionando), é puxar a fralda!

6.Sentir a chuva

Nos primeiros meses de vida, é importante para o bebê ter experiências sensoriais. Uma delas é experimentar a chuva! Simples assim!

7. Vira virou

Para quando o bebê está começando a rolar. Cantando uma música, com um ritmo, deixa mais divertida a atividade e rolar. No vídeo você vai entender melhor.

8. Explorar os brinquedos

Uma coisa muito legal é você deixar que seu filho explore os brinquedos de várias formas. Uma simples mudança de posição de um brinquedo. Por exemplo, virar um balde de cabeça para baixo já é uma nova experiência para bebês até 6 meses.

9. Explorar objetos

bebê explora caixa de cotonetes para brincar

O mesmo princípio da dica anterior é você deixar o bebê explorar todas as possibilidades de um objeto.

10. Cesto dos Tesouros

Esta é clássica e a gente fala muito disso aqui no Tempojunto. Mas como tem sempre gente nova chegando por aqui, vale demais repetir a dica desta brincadeira que promove a espírito de exploração dos seus filhos. Escolha objetos diversos da casa, que sejam seguros, coloque num cesto ou caixa e deixe seu bebê explorar!

bebê brincando com cesto dos tesouros montessoriano

Estas foram nossas 10 top brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses. Na semana que vem, vamos trazer mais 10 listas e seguirmos até completarmos brincadeiras para bebês e crianças até 12 anos. Então, siga a gente e guarde esta lista para consultar quando quiser!

Para não perder nossos posts, inscreva-se gratuitamente na nossa Newsletter. Você receberá um e-mail com tudo o que publicamos durante a semana, já organizados por faixa etária.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Jéssica Porto Oliveira

    Olá… Adoro ver suas dicas e ideias.
    Vc pediu e esta aqui… Uma brincadeira super legal que meus filhos adoram é… Eu coloco um objeto em cima da minha cabeça e jogo para frente para derrubar eles se divertem dao risadas eu super adoro.. E podendo volocar na cabeça do bebe tbm. Brincadeira legal para bebe que ja se senta.
    Bjo grande.

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.