Brinquedo caseiro que desafia o raciocínio e concentração: o cofre de papelão


Tem muita gente que conversa aqui conosco no blog e nas nossas redes, perguntando sobre dicas de brincadeiras que ajudem as crianças a focarem e terem concentração. Eu aprendi que estas duas características estão relacionadas com o jeito natural da pessoa; com treino e com interresse.

Por isso, há crianças naturalmente com mais ou menos facilidade para se concentrar. Entretanto, esta habilidade a gente consegue desenvolver desde cedo, quando entendemos que o cérebro está sempre em constante formação. E existe uma habilidade que desenvolvemos na primeira infância, chamada controle inibitório, que nos permite controlar as distrações para focarmos no que estamos fazendo.

Uma das atividades que trabalham o controle inibitório, no aspecto concentração e foco, é propor a seu filho uma brincadeira que ele goste. Naturalmente e aos poucos, ao brincar com o que interessa, seu filho tenderá a treinar concentração.

Um cofre de verdade

Mas, confesso, nem eu, nem meu filho mais velho, o Pocoyo, hoje com 9 anos, conseguimos até hoje chegar no nível de concentração, e paciência do amiguinho dele, o Felipe. O Fê sabe do Tempojunto e já participou várias vezes aqui de brincadeiras com meu filho.

E desta vez, ele trouxe para eu mostrar a você este incrível cofre de verdade de papelão.

Até aí, ok. Uma caixa de papelão, com uma colagem para parecer uma fechadura de cofre. Isso eu sei fazer. Mas então, ele mostrou a fechadura mais de perto.

Material simples, processo complexo

Em seguida, ele girou o mecanismo e mostrou como havia uma combinação numérica de verdade para abrir o cofre. Eu achei incrível!

Do alto da minha ingenuidade, perguntei ao Felipe como fazia uma engrenagem daquelas. Ele começou: “Primeiro você precisa de um lápis, palito de churrasco, papel sulfite e pedaços de papelão”.

“Oba! Materiais simples”, eu pensei comigo.

Então, ele abriu a caixinha da engrenagem para que eu pudesse ver. Olha isso.

engrenagem do cofre de papelão. Montagem do brinquedo caseiro

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quando ele me contou do trabalho para fazer, com ajuda dos pais, a fechadura do cofre, concluí que:

Precisa de concentração e uma boa dose de paciência

Eu não faria, mas tem muita gente que amaria fazer

O produto final (o cofre de papelão) é tão legal, que merece o esforço.

Figurinhas e mesada bem seguros

Pedi a ele que me contasse como fazer aquilo e descobri que o passo a passo está super bem explicado neste vídeo do Manual do Mundo.

Assim, resolvi publicar a dica de brinquedo caseiro muito legal, que ajuda na concentração e raciocínio. Este incrível cofre de papelão, com fechadura e segredo de verdade. O Felipe usou para guardar a mesada e as figurinhas premiadas que coleciona.

Eu estou esperando o meu. Então, se você fizer um, aproveita e faz dois mecanismos e manda um prá mim! Vou curtir demais rsrsrsr.

Segunda-feira aqui no blog é dia de postar brincadeiras e brinquedos para crianças um pouco mais velhas, que já passaram dos sete anos. Porque brincadeira é mesmo democrática e o brincar é para qualquer idade. Mas você não precisa se preocupar em lembrar desta data. Faça parte da nossa newsletter gratuitamente e receba uma vez por semana no seu e-mail nossas dicas e novidades para todas as idades e situações. Estou te esperando!

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.