Explorar com o bebê objetos simples é uma brincadeira que promove o desenvolvimento


Frequentemente vemos pais de bebês aflitos em busca de brinquedos de vários tipos, tamanhos e cores para interagir com seu filho. Nada contra os brinquedos que são ótimos objetos de exploração e descoberta dos bebês. Mas é legal lembrar sempre que explorar com o bebê objetos simples, que encontramos no cotidiano também é uma brincadeira incrível que promove o desenvolvimento dos pequenos.

Um exemplo são as formas da natureza. Tem coisa mais perfeita para um bebê explorar que a criação da natureza? Eu ainda não vi nada tão bonito e perfeito que nós tenhamos elaborado de maneira artificial.

Já escrevemos vários posts aqui no blog sobre a importância de deixar nossos filhos em contato com a natureza. Seja quando bebês, como neste post aqui, com dicas de exploração; ou para as crianças um pouco maiores.

Neste outro post da imagem, trouxemos 10 dicas diferentes de brincar com a natureza.

Tinha uma pedra e não estava no meio do caminho!

Hoje vou falar sobre explorar com o bebê um objeto simples e, ao mesmo tempo, cheio de possibilidades: a pedra.

Quando a gente brincou com a Júlia, ela estava com 18 meses aproximadamente. Mesmo assim, escolhemos pedras grandes, que ela poderia explorar, incluindo colocando na boca.

Pode não parecer, mas a textura da pedra, a cor, o brilho, o peso são todas características que o bebê vai explorar e descobrir brincando.

Olha a carinha da Júlia feliz da vida em brincar com uma “coisa” nova, diferente. Para os bebês nesta fase acontecem grandes mudança no cérebro a cada instante. Uma delas é diferenciar objetos inanimados daqueles animados. Isso acontece com os bebês em algum momento até seu primeiro ano de vida.

Outra habilidade que eles desenvolvem pela exploração e dar significado aos objetos. Nesta fase da Júlia, ela começa a fazer as conexões de utilidade de cada objeto. Mas muitos deles, como a pedra, não têm um uso socialmente descrito. Por este motivo, a criatividade do bebê é acionada e ele pode dar qualquer utilidade para a pedra.

Então, aproveite estes momentos de brincar de explorar com o bebê objetos simples e permita que ele defina e descubra várias utilidades para aquilo que está brincando. A criatividade, a inovação e o pensamento “fora da caixa” vem deste tipo de exercício brincante.

Eu vou publicar ainda várias atividades para ajudar no desenvolvimento do bebê. Se você não quer perder nada, que tal fazer parte da nossa lista de envio de e-mails? A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.