O Calendário do Advento para você mostrar a seus filhos brincando o sentido da generosidade


 

Generosidade é uma palavra que eu aprendi a respeitar. Quando era pequena, eu a achava brega, coisa de propaganda de final de ano. Mas com o passar do tempo, percebi que a generosidade se aprende, cultiva e pode ser ensinada aos filhos de um jeito muito simples e gostoso. Como com um Calendário do Advento.

Em casa, a preparação para o Natal é repleta de significados e de pequenas celebrações. Como a abertura da nossa Caixa das Boas Coisas. Quando lemos os bilhetes que escrevemos o ano todo e nos lembramos e agradecemos por todos estes momentos.

Ou os pequenos presentinhos que fazemos para dar aos amigos que nos visitam neste período. Já fizemos bolas de Natal personalizadas e enfeites com fotos para as árvores, por exemplo.

Entretanto, o Calendário do Advento é a atividade na qual é possível unir todas as outras. Além de criarmos brincadeiras e ações que mostram na prática para os filhos o sentido maior do Natal. Independentemente de você ser religioso (como somos em casa) ou não.

Participação dos filhos desde o início do Calendário do Advento

Para fazermos nosso calendário deste ano, aproveitei a ideia vi no blog La Classe De Lla Maestra Valentina. E também fizemos em casa.

Para este calendário, você vai precisar de uma folha de papel pautado, tesoura e lápis colorido ou hidrocor, cartolina o papel cartão de qualquer cor e uma imagem para ser descoberta. Eu escolhi a cena do nascimento de Jesus.

O calendário original tinha a forma da barriga do Papai Noel. Eu preferi fazer com o formato de uma manjedoura. O molde veio do site Vila do Artesão, que você também pode baixar.

A primeira coisa, foi imprimir o molde e passar a figura para uma folha de papel cartão. Esta será a moldura do seu calendário.

Em seguida, recorte um formato oval no seu papel pautado. Oval, porque o molde de anjos é oval. Mas, se você for fazer outra moldura, a folha pautada precisa ficar 2 centímetros maior que o “buraco” da moldura. Eu usei uma folha de tamanho A4.

Se vocês perceberam as mãoszinhas nas fotos, verão que meus filhos participaram de todo o processo da criação do calendário.

Este é uma dica que dou sempre para quem lê nossos posts de artesanato ou montagem de brinquedos caseiros: permita que seus filhos participem o máximo possível da produção das brincadeiras.

Assim, eles terão o gostinho de ter algo feito por eles mesmos, seja no Natal, ou em qualquer outra ocasião. É muito bom! Além de ajudar as crianças a construírem sua alta autoestima.

Escolha das atividades

Antes de montar o Calendário do Advento, nós reunimos a família e decidimos quais atividades de preparação para o Natal estariam no calendário. Ao contrário da moda atual, não colocamos presentinhos, nem doces para as crianças. Nossa proposta de atividades é bem o contrário: é nosso momento de dar e não de receber. Aquela história da generosidade que eu escrevi no começo deste post.

Pois bem. Advento em casa é momento de refletirmos sobre as outras pessoas, sobre o quanto podemos ser melhores, mais generosos, mais educados, mais abertos a compartilhar. E também é tempo de conhecer, relembrar e falar sobre o nascimento de Jesus e os vários símbolos do Natal.

Sempre repito esta foto aqui como exemplo. Mas cada família pode decidir sua atividade, conforme seus valores e crenças. Nós também preparamos lembranças feitas à mão para quem nos visita; gravamos nossa mensagem de Natal, que mandamos para nossos queridos; ligamos para desejar um Feliz Natal mais personalizado para os parentes; deixamos lembranças espalhadas na vizinhança para que alguém as encontre.

Também fazemos compras para sacolinhas de Natal e doações que normalmente acontecem nesta época do ano.

Escolhidas as atividades, eu as distribuo pelo Calendário do Advento. As crianças não ficam sabendo em qual dia eu coloquei cada atividade. Assim, a gente mantém a surpresa.

Simples para as crianças pequenas

No caso do calendário deste ano, numeramos cada linha do papel pautado. No verso, eu escrevi as atividades de cada dia.

Então, montei a folha pautada na moldura dos anjos. E por trás da folha coloquei a imagem do Presépio. Ficou assim.

Desta forma, ao recortar cada atividade do dia, as crianças podem ir revelando a imagem aos poucos. Como eu percebi que iria dar um trabalhinho ficar recortando cada linha diariamente, acrescentei uma etapa a mais do calendário.

Com uma agulha de costura e um pedaço de massinha, eu fiz picotes nas linhas. Sim, deu um trabalhinho e precisou de paciência. Mas depois, foi a melhor coisa, porque as crianças mesmo conseguiam destacar cada um dos dias do Advento.

E aqui ficou nosso calendário finalizado. Prontinho para ser brincado do início ao fim deste tempo de esperar a chegada do Natal.

Em várias ocasiões e celebrações especiais, nós postamos dicas para você brincar, celebrar e se divertir com seus filhos. Mas você não precisa colocar no seu calendário ou agenda para lembrar de voltar aqui. Inscreva-se na nossa Newsletter, que você receberá semanalmente um e-mail com nossas novidades. Basta clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.