Música com os filhos é daquelas brincadeiras que não podem parar


Eu me lembro quando o Pocoyo tinha cerca de 2 anos e eu assisti na TV uma premiação da música brasileira. Sempre fui daquelas pessoas que passa o dia com música. Sabia tudo sobre as novidades. Bom, naquele dia eu me perguntei quando é que a Galinha Pintadinha iria aparecer. Porque na época, era a única coisa que eu escutava rsrsrs.

E a música com os filhos continuou fazendo parte da minha relação com eles. Das brincadeiras de cantigas de roda, e de músicas com gestos; até tocar instrumentos caseiros e o tradicional Qual é a Música?.

Porém, eu reparei que se bobear, a gente vai deixando a música de lado. Então, trouxe neste post algumas dicas de brincadeiras com música. E no meio delas, para ilustrar, tem também um pouquinho da trilha sonora do Tempojunto, que você acessa pelo Spotify e pode usar para embalar as brincadeiras mais animadas.

A música com os filhos desperta todo tipo de brincar

Lembra da brincadeira da dança das laranjas? Duas pessoas precisam dançar ao som de ritmos diferentes, mantendo uma laranja, maça ou uma bola pequena preso pela testa.

Por falar em dança, outra tradicional é a dança das cadeiras. Sempre divertida, quando há um grupo de crianças juntas nas férias ou em um aniversário, por exemplo.

Ótima relação entre o “espera só mais um pouquinho” que os filhos falam para a gente. E a gente também fala prá eles.

Brincadeira que cabe em muitas situações

Brincar de música com os filhos cabe em várias situações. Pode ser a festa ou a fila de espera. O carro no trânsito ou na viagem e aqueles momentos em que só temos alguns minutinhos para brincar.

Como a brincadeira das músicas que passam uma tarefa para o outro. Como o Pão na Casa do João.

A música clássica de nossa cultura pode ser cantada em roda. As crianças podem ouví-la e, batendo palmas, dizer o nome de cada coleguinha apontando quem “roubou o pão”. Como trabalha repetição de palavras, pode ser inserida com crianças a partir de três anos de idade.

Música: Pão na casa do João
A Maria pegou pão na casa do João (bis)
Quem, eu? eu não! Então quem foi ? Foi o…

Continue a música

Esta brincadeira eu achei bem diferente. A ideia é do site Leiturinha. Eu fiz em casa com as crianças e foi sucesso! Coloque uma música que vocês gostam para tocar. Prestem atenção a todos os instrumentos usados na música, tentem reproduzir o som de cada um deles.

Então, pause a música e todos precisam continuar com os ritmos dos instrumentos. Não se preocupem em acertar, mas brincar de copiar os sons.

A Fortuna fez um trabalho super legal em musicar as histórias da escritora Tatiana Belinky, junto com o músico Hélio Zindisky.

Além das músicas infantis

Tanto a Bia Bedran, quando o André Mehmari disseram em suas entrevistas aqui no blog que música infantil não deve ser “infantilizada”, no sentido se ser bobinha ou mal feita.

Eles têm razão. E ainda bem que o cenário musical infantil tem hoje muito mais que Toquinho e Vinícius de Morais (que eu adoro e meus filhos escutam muito). A diversidade de grupos, músicos e compositores é grande. E tem música boa para todos os gostos rítmicos. É só escolher direitinho.

Me encantei recentemente com a MC Soffia. E, claro, música que defende o brincar é sempre “muito bom”!

E aí? Se animou? Então bóra brincar de música com os filhos. E sempre por aqui você encontra dicas legais de brincadeiras para as crianças. Para não perder nossas sugestões, inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuita e semanal.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.