10 brincadeiras para fazer na piscina


Piscina e verão são sempre uma combinação perfeita para adultos e crianças! Mas, será que além de nadar, se refrescar e dar alguns mergulhos também dá para brincar? Claro que dá!!! Neste post aqui mostramos 10 brincadeiras para fazer na piscina e tornar esse momento ainda mais divertido.

Então, que tal colocar o bíquini, a sunga ou maiô – passar muito protetor – e  curtir essas brincadeiras para fazer na piscina? Só lembrando que nossas brincadeiras são, na maioria, para brincar junto! Até porque além de piscina e crianças ser algo exige supervisão e cuidado, dá para aproveitar e tornar esse momento super brincante em família e com amigos. Bóra aproveitar?

1 – Elefante colorido

Uma brincadeira clássica para fazer na piscina e brincar muito com os amigos, irmãos, primos e a família toda. Basta que todos os participantes se juntem em um lado da piscina e escolham um pegador, que deverá ficar no meio. Depois, todos gritam:

– Elefante colorido, podemos passar?
– Só se tiver uma cor.
– Que cor?

Então, o pegador fala uma cor e quem tiver a cor na roupa de banho, pode atravessar a piscina sem problemas. Já os demais precisam atravessar sem serem pegos. E se alguém for tocado pela pegador, fica com o pique!

Mas, se você ainda quiser mais opções de brincadeiras para crianças de 7 anos ou mais, a Patricia Marinho escreveu esse post aqui. Aproveite!

2 – Pescar “peixinhos”

Essa é uma brincadeira que os menores gostam muito! A Gabi estava um dia na piscina, viu algumas folhas na água e disse que eram peixinhos nadando. Então, como ela já tinha visto a Patricia tirar uns bichinhos da água com a peneirinha de brinquedo, ela logo teve a ideia de pescar os “peixinhos”. Daí, pegou a peneira e usou-a para pescar as folhas.

Mas se na água onde você estiver não tiver os tais “peixinhos”, basta colocar alguns brinquedinhos pequenos e pedir para a criança pescar com uma peneirinha. Antes de tudo, fique de olho se houver outras crianças na piscina e elas ainda estiverem na fase de colocar tudo na boca.

3 – Corrente humana

Essa brincadeira é uma farra e é ótima para fazer com um grupo de crianças e tem que ter paciência e trabalhar em equipe para vencer o desafio. Então, vamos lá!

Primeiro todos os participantes do grupo dão as mãos e formam um círculo na piscina. Depois, cada um tem que memorizar quem foi a pessoa que ficou do seu lado direito e do lado esquerdo. Em seguida, todos soltam as mãos e começam a andar pela piscina. Quanto mais “misturados” melhor.

Se tiver uma música de fundo, fica ainda mais divertido! Assim, quando a música parar, todos precisam dar as mãos para as mesmas pessoas que estavam ao lado na hora da roda. Se tiverem se misturado bastante na hora da música, vai ficar um “bololô” de gente.

O próximo passo é  “desfazer o nó” de pessoas, para que todos voltem a posição original, de mãos dadas, formando uma corrente humana.

Uma recomendação especial: atenção com as crianças que ainda não nadam bem, ok? Lembre-se que piscina e crianças exigem supervisão. Olho vivo nelas!

 4  – Guerra de balão de água

Mas essa brincadeira não é para fazer fora da piscina? Ah, tanto faz! Aproveite a água da piscina e encha alguns balões (bexiga para os paulistas, não é?) e brinquem de guerra de balão.

Coloque uma rede no meio da piscina ou invente uma separação com fita, prendendo nos dois lados da piscina, e monte um time de cada lado. Depois, é só brincar de jogar os balões para acertar o outro time, marcando pontos. Se acertar na água, não vale ponto.

Então, ganha quem conseguir mais pontos e os balões que não estourarem podem ser usados depois, para brincar na grama, na quadra, ou quiser!

5 –  Esqui na piscina

No verão passado, a Patricia Camargo inventou essa brincadeira para fazer com os filhos e foi um sucesso. É super simples e divertida. Você só vai precisar de  daqueles flutuadores compridos, ou macarrão, como algumas pessoas chamam. Mas, se não tiver um disponível, não se preocupe. Você pode usar um pedaço de tecido comprido ou até uma corda de pular, tendo o cuidado de encapar a parte que as crianças irão segurar, com um tecido macio, para não machucar.

A Pat entregou uma ponta do flutuador para o Pocoyo e a outra ela segurou do lado de fora da piscina. Feito isso, bastou simplesmente puxar e pedir para ele bater as pernas para ser “arrastado” pela piscina. Nem precisa correr com o flutuador! Aliás, o melhor é andar e ainda pedir para a criança ficar mais afastada da borda, tudo para que não saiam raladas as pernas e braços, né?

Agora, de novo – a gente insiste nisso sempre, mas é para que a brincadeira seja divertida e segura, ok? – o filho da Pat já sabe nadar e a brincadeira foi feita em uma piscina mais funda, pois em uma piscina rasa, há o risco de as crianças rasparem pernas, pés e bumbum no fundo. Ah! Esqui na piscina é para um adulto fazer com uma criança. Duas crianças podem brincar de várias outras coisas!

6 – Barco de brinquedo

Quem acompanha o Tempojunto sabe que amamos criar brinquedos com sucata e esse barquinho é um exemplo. Então, vamos aproveitar as garrafas plásticas para criar um barquinho e divertir as crianças na piscina? Primeiro, você vai precisar separar 2 garrafas plásticas vazias,  estilete e fita mágica (se for colorida o efeito é mais bonito).

Depois, com a ajuda do estilete, você vai abrir um quadrado na garrafa para fazer com que a criança possa colocar os bonecos “sentados” no barquinho. Feito isso, como você pode ver na foto, basta unir as garrafas com a fita mágica. O melhor é usar duas garrafas mesmo, pois se usar apenas uma, ela afunda. Tem um vídeo no nosso canal que explica direitinho como fazer.

 

7 – Piscina inflável com gelo colorido

Para os bebês, tem uma brincadeira incrível que é feita com gelo colorido. Você vai precisar de uma piscina inflável, aquelas que encontra em supermercados ou lojas para crianças, e precisa também fazer o gelo colorido. É bem simples! Primeiramente, use o corante de alimento na água para deixá-la colorida e, na falta de forma de gelo disponível, use copinhos plásticos mesmo.

Então, coloque os gelos coloridos na água  ou coloque em uma vasilha de plástico e deixe que a criança pense na possibilidade de transferir as pedras para a piscina. Esta ideia foi inspirada do blog da Learn Play Imagine. Ah! Mas você não tem corante: Sem problemas, use gelo mesmo. O importante é brincar!

8 – Nado na correnteza

Aqui, a brincadeira é para crianças maiores e se a piscina for pequena rasinha dá para brincar de correnteza. Então, é pedir para que todos corram para o mesmo lado e assim criar uma corrente de água. Depois, é só se jogar e flutuar!

9 – Sopa da natureza

A filha da Pat Camargo inventou uma ótima brincadeira, principalmente para aqueles momentos em que você não pode acompanhar as crianças dentro d’água. Para brincar, separem baldinhos, panelas, copos ou potes de plástico e colheres. Além disso, peguem também algumas folhinhas ou flores daquelas caídas pelo chão (nada de arrancar coisas da natureza) e terra.  O cuidado aqui é preparar a sopa na borda da piscina e não deixar cair na água, porque sopa de terra e água da piscina não darão um bom resultado rsrs.

Neste post aqui, a Pat conta direitinho como a sua filha criou a sopa do restaurante Sushi Master e uma linda brincadeira de imaginação. Mas você pode propor tantas coisas diferentes ou, simplesmente, deixar que a criança invente sua própria sopa, seu restaurante. O que ela quiser e imaginar!

10  – A Palavra

Essa é uma brincadeira que a Patcamargo descobriu sem querer num dia de piscina com seus filhos. Algumas meninas do prédio estavam jogando e ela foi lá aprender. Chama-se A Palavra e é bem simples na verdade. Os participantes do jogo ficam alinhados próximo à piscina. Então começam a dizer palavras aleatórias, uma na seqüência da outra. Aquela que titubeasse por alguns segundos a mais, perdia e dava um passo em direção ao mergulho na água.

Além destas brincadeiras, aqui no site tem várias dicas para o verão e o calor de um jeito bem brincante. É só ir aqui ao lado, no menu lateral, no item O que você quer fazer? e escolher o que quiser. E se você gostou deste post e quer acompanhar as dicas do Tempojunto, assine a nossa newsletter semanal e receba nossas brincadeiras e dicas por email.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.