Melhores brincadeiras para crianças mais velhas


Em geral, aqui no Tempojunto, nós entrevistamos muitos especialistas para entendermos cada vez mais a relação da criança com a brincadeira. Eu sempre quero saber sobre brincadeiras para crianças mais velhas.

Porque tenho uma teoria: nós pais acabamos nos afastando dos filhos justamente nesta fase de “criança mais velha”, ou seja, depois da primeira infância, entre 7 e 12 anos.

É até normal e saudável que aconteça um afastamento. As crianças precisam brincar com outras crianças e também sozinhas. Não dá para a gente, adulto, ficar em cima o tempo todo, acompanhando cada atividade e cada brincadeira. É preciso estimular a autonomia.

Porém, diante desta realidade e considerando que a gente precisa de um tempo para nós também, corremos a tentação de “esquecermos de brincar” com eles. Mas melhor do que teorizar sobre o assunto, eu te convido a ler este post que a Pat Marinho escreveu quando a Carol completou 12 anos e deixou a infância.

Minha filha cresceu, e como foi bom

A brincadeira não pode parar

Seu papel quando seu filho cresce, pode mudar. Talvez você observe mais as brincadeiras do que participe delas. Talvez haja um dia especial na semana em que vocês façam uma brincadeira juntos. Talvez brincar esteja mais próximo de um esporte ou de jogos de tabuleiro.

Ou, você só precise dar sugestões de brincadeiras novas e divertidas. Assim, seu filho continuará sabendo que você se importa, se preocupa e quer continuar com este vínculo legal que vocês criaram brincando juntos. Então, aproveite nossas dicas:

Jogo de bola que também estimula o vocabulário

Experiência de ciências que é um desafio divertido

Show de talentos

Gincana do copo fácil de fazer

Seu filho brinca muito sozinho? Chame os amigos!

Como organizar uma tarde com várias crianças

Corrida maluca com três pernas

Estátua humana

Bate mão e bate copo para fazer em qualquer lugar

meninas brincando felizes de bate-mão e bate copo

Sempre tem dicas aqui no Tempojunto de brincadeiras para fazer com seus filhos, depois que eles saírem da primeira infância. Para não esquecer da gente, inscreva-se na nossa Newsletter. Enviaremos todas as semanas um e-mail com dicas de brincadeiras já separadas por faixa etária.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.