Uma brincadeira divertida de imaginação: a estátua humana


Fazia tempo que eu não propunha uma brincadeira mais estruturada por assim dizer para meu filho. Em geral, ultimamente a gente tem só brincado meio livre. Mas de vez em quando eu acho legal sugerir alguma coisa que eu pesquiso para brincarmos, como a estátua humana.

Eu gostei muito da estátua humana porque é uma brincadeira que libera as crianças para terem contato e perceberem o próprio corpo. A gente faz isso quando nosso filho é bebê, brincando com as partes do corpo dele ou, por exemplo com o espelho. Mas conforme a criança cresce, é como se esquecêssemos da importância de continuar a ajudar nossos filhos a conhecerem seu corpo. Ou melhor, a reconhecerem seu corpo, com as mudanças do crescimento e curtirem quem são fisicamente.

Muitas vezes, quando as crianças crescem e já têm autonomia para tomar banho e se vestirem sozinhas, a gente deixa para pensar na relação deles com o corpo para mais tarde, quase chegando na pré-adolescência, quando mudanças físicas mais visíveis acontecem. Entretanto, o corpo dos nossos filhos continua crescendo e mudando na infância. E eles precisam curtir estas transformações.

Brincar para se conhecer

Esta brincadeira de estátua humana caiu como uma luva, inclusive para meu filho mais velho, o Pocoyo, de 8 anos, vencer a timidez inicial e brincar menos constrangido.

Para brincar, você não precisa de nada, além do próprio corpo de vocês.

O jogo começa com todos abraçados, como na foto acima. Elas são a argila. Uma pessoa será o artista. Então, quem está no papel de artista pode fazer a escultura que quiser com os demais.

Eu brinquei com o Pocoyo e a Cururuca, que completou recentemente 7 anos e vai aparecer mais vezes por aqui, nos posts para crianças grandes (!!!). Como eles estavam com dúvidas sobre a brincadeira, eu comecei e fiz meu primeiro trabalho artístico. Veja como ficou:

Eles riram muito e quase não conseguiam manter a pose. Mas foi legal para eles perceberem as possibilidades do corpo deles.

Outras opções

Daí foi a vez das crianças brincarem. A primeira obra de arte ficou assim.

Fizemos outras mais, mas como eu estava de estátua não “rolou” fotos. Mas o resultado foi ótimo. Nos divertimos, rimos e exploramos as formas mais esquisitas que a gente conseguia!

Foi ótimo!

Toda segunda-feira tem brincadeira aqui no blog para crianças a partir dos 7 anos. Porque a gente sabe da importância de manter este vínculo com os filhos. Se este é seu caso e você tem os maiorzinhos em casa, inscreva-se na nossa newsletter e receba semanalmente as brincadeiras do Tempojunto separadas por faixa etária. É só clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.