As 10 melhores brincadeiras para crianças de 4 anos


Hoje é dia de retrospectiva 2018! Desta vez, as 10 melhores brincadeiras para crianças de 4 anos ou um pouco mais, uma fase que eu, particularmente amoooo. Todas as sugestões são de atividades que eu fiz com a Gabi ao longo do ano, e que são um exemplo do tempo junto maravilhoso que consegui passar com a minha filha.

E mais, procurei montar uma lista bem diversificada, com atividades de movimento, raciocínio lógico, linguagem, artes e etc, que é para conseguir inspirar todos os perfis de mães e pais que nos acompanham.

1. Lista de compras

Sabe aqueles encartes de ofertas que você pega no supermercado ou em lojas de departamentos? Então se você der um desses para o seu filho, junto com uma tesoura, um papel e um vidro de cola branca, e dar a missão de fazer uma lista de compras, ele vai se divertir e ainda desenvolver várias habilidades. É bem comum a criança de 4 a 5 anos se apaixonar pela atividade de recortar e querer passar um tempão fazendo isso. Bóra aproveitar!

2. Alfabeto de massinha

Eu não tenho a menor pressa de alfabetizar a Gabi. Aprender a ler e escrever vai ser uma evolução natural e, para mim, é tão importante quanto desenvolver a criatividade e a regulação das emoções. Mas o alfabeto é algo muito presente na vida das crianças. Para onde quer que elas olhem tem algo escrito. Logo, é natural que haja curiosidade por parte dela sobre as letrinhas. Se isso acontece, e acompanhando o que a criança faz na escola, podemos estimular esse interesse com brincadeiras.

Uma etapa importante da aprendizagem da linguagem escrita é a capacidade de reconhecer as letras e reproduzir o seu traçado. Um jeito lúdico de ensinar o alfabeto é com essa ideia de reproduzir o alfabeto com massinha. Veja mais detalhes aqui.

3. Acerte o buraco

Essa ideia vai para a série dos brinquedos que você faz com facilidade e que rendem à beça! Nada mais, nada menos do que uma caixa com um buraco no meio para que a criança encontre uma forma de fazer a bolinha cair no buraco. Um brinquedo de coordenação motora perfeito para os pequenos.

4. Chão é lava

Se você ainda não brincou disso, não sabe o que está perdendo. Você só precisa falar “cuidado, o chão é lavaaa!” para a brincadeira começar. Quem colocar o pé no chão, perde. Use os objetos da casa, como almofadas, toalhas, tapetes para fazer o seu percurso.

5. Viagem por mundos imaginários

Com 4 anos a imaginação das crianças está funcionando a todo vapor. Nós fazemos um bem enorme para elas se estimulamos coisas como viagens por mundos imaginários. Aqui em casa, vamos muito para a Revânia, o mundo dos amigos invisíveis da Gabi. As viagens para a Revânia são incríveis!

6. Casinha de rolo de papel higiênico

Já falei um monte sobre brinquedos de rolo de papel higiênico por aqui, não é verdade? Pois num post de retrospectiva de melhores brincadeiras, não podia faltar esse tema. Clique aqui para aprender com a Gabi a fazer casinhas de rolo de papel.

7. Apanhador de sol

Você já ouviu falar em “Sun Catcher” ou Apanhador de Sol? É uma atividade de artes ótima para os dias ensolarados de verão.

8. Pintura com esponja

Eu simplesmente adorooo encontrar maneiras diferentes de fazer artes com as meninas. Especialmente quando funciona bem tanto com a Carol quanto com a Gabi. Olha só como pode ser divertido e interessante fazer pintura com esponja!

9. Acerte a letra

Falei acima que um dos primeiros passos do processo de aprender a ler e escrever é saber reconhecer as letras, não é? Pois aqui tem outra idéia de como você pode fazer isso de um jeito lúdico: acerte a letra!

10. Sequência de Lego

Para terminar, uma atividade de raciocínio lógico que aproveita as peças de Lego que você tem em casa. Comece uma sequência de cores e formas para a criança continuar!

Ufa! Como é dificil para mim fazer essa seleção, gente.  Afinal, são tantos momentos incríveis com a Gabi! Mas espero que vocês tenham gostado destas dicas. Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.