Criar sequências: uma atividade de matemática para crianças


Tem coisas que a Gabi aprende sem que eu me dê conta. Acho que a maioria das coisas, vamos combinar. Quando eu vejo, ela já está fazendo uma coisa nova com maestria. Foi assim com a brincadeira de criar sequências. Um belo dia ela passou a ver sequências em tudo! E eu entrei na onda propondo uma brincadeira de sequência com peças de Lego.

As muitas formas de brincar de Lego

Alguns brinquedos fazem um sucesso danado aqui em casa. Blocos de Lego são um exemplo. As meninas adoram! Com isso, a gente tem vários tipos de Lego em casa. Tanto os que têm um objetivo definido de montar um determinado brinquedo, e que são ótimos para desenvolver o foco e a paciência das crianças, quanto os kits de peças soltas. Esses são os preferidos da Gabi.

Para quem gosta de Lego como nós, vale a pena dar uma olhada nos posts 10 maneiras diferentes de brincar de Lego e Mais maneiras diferentes de brincar de Lego.

Vamos brincar de criar sequência

A brincadeira de hoje é muito simples. Seu trabalho é o de começar uma sequência de cores usando peças de Lego. Como eu fiz na foto.

A tarefa da criança é continuar a sequência de onde você começou.

Para complicar um pouco mais a tarefa, o ideal é colocar um grande volume de peças misturadas na mesa, para que a criança tenha o desafio adicional de encontrar a peça de que vai precisar.

Viu que simples? Uma brincadeira rapidinha que é ideal para aquele momento em que você precisa que a criança brinque sozinha para poder fazer alguma outra coisa em casa. E ainda com a vantagem da criança estar, naturalmente, aprendendo importantes da matemática.

Espero que estas dicas de brincadeiras ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.