Um jogo de palavras para as crianças mais velhas é descobrir palíndromos


Tem muita gente que comenta aqui no blog e nas nossas redes sociais sobre o quanto as crianças maiores, de 7 anos para cima, só “sabem ficar no celular ou computador”. Eu cheguei a conclusão que criança é criança e gosta mesmo de uma boa brincadeira. E quando somos capazes de apresentar brincadeiras como esta com palíndromos, o celular fica um pouco de lado.

Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.

Num palíndromo, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos, assim como o espaços entre palavras.

Eu chamei meu filho mais velho, o Pocoyo de 9 anos, e o desafiei num jogo de palavras para brincar com este tipo de característica.

Estranho e divertido

Primeiro, eu expliquei o que era. Ele já tinha uma ideia, só não conhecia o nome. Então começamos, com papel e caneta a pensar e escrever palavras simples que seriam palíndromos.

tipos de palindromos como ovo

Então, começamos a nos divertir muito. Porque não é fácil encontrar estas palavras. Muito menos pensar em frases. Daí que inventar coisas foi inevitável. Alguém já ouviu valar, por exemplo de ADA? ou CADAC?

Pois é. Criamos estas kkkk.

Mas, independentemente das criações, a brincadeira se mostrou uma ótima forma de trabalhar vocabulário e construção de frases. Para quem, como eu, tem um filho mais velho, que já domina a linguagem e a escrita, é ótimo e divertido.

No final, até o dicionário entrou na brincadeira para termos novas ideias de palíndromos!

Alguns palíndromos para brincar

Se você curtiu, aqui tem algumas dicas de palavras que podem ser lidas da esquerda para direita e vice-versa para se inspirar.

Mas o melhor mesmo é pensar em outras! Bom jogo!

OVO

ANA

SOPAPOS

“Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”

“A grama é amarga”

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.