10 top brincadeiras para crianças de 3 a 4 anos


Chegou mais uma das nossas listas de brincadeiras por faixa etária! Hoje, é o dia das 10 top brincadeiras  para crianças de 3 a 4 anos. A Pat Camargo gravou um vídeo no Youtube para explicar a nossa lista e, como ela mesmo diz, que idade mais gostosa! Principalmente, porque as crianças estão mais ativas, interativas e querem correr, pular. Um agito só!

Bom, estamos no meio do feriadão e o que as crianças mais querem é aproveitar o máximo, não é? Então, bóra brincar!

 1 – Pula pula em casa

Primeiramente, que tal colocar as almofadas e o colchão no chão e fazer um espaço de pula pula em casa? É tão simples e tão divertido! Portanto, nada de medo da bagunça (nem é tanto assim…). Coloque tudo no chão – olha o exemplo na foto – e vamos pular! Mas deixe as crianças livres para brincar e que tal aproveitar para pular também. Só não esqueça de tirar as mesinhas ou qualquer outro objeto que possa machucar, ok?

 

 2 – Desenho do boneco gigante

Além de ser uma ótima brincadeira, essa também é uma linda lembrança para guardar! É só colocar um papel bem grande no chão, tipo papel pardo, pedir para a criança deitar e você faz o contorno do corpo dela no papel. Depois, usando lápis, canetinha, tinta – o que tiver – você pede para a criança criar o boneco dele mesmo, do jeitinho que ela quiser. Vale usar retalhos de tecidos, lã para fazer os cabelos. O que quiser. Fica demais!

 

3 – Equilíbrio de papel na cabeça

Mais simples que essa, impossível! Ainda mais porque dá para brincar em casa, na sala de espera do consultório, no aeroporto. É só pegar uma folha de papel e pedir para a criança equilibrar na cabeça. Pode ser andando devagar, andando mais rápido! Uma ótima atividade para treinar o equilíbrio nessa fase em que as crianças estão aprendendo a se localizar no espaço.

 

4 – Esguicho com tinta

Sabe aquele rolo de papel que usamos para desenhar o corpo? Então, aqui vamos precisar dele novamente. A ideia é prender o papel na parede, um pedaço grande, um pouco maior que o tamanho da criança. Depois, é só misturar um pouco de tinta com água em um borrifador e bóra espirrar tinta no papel. Pode ser tinta guache e até corante de alimentos, o importante é brincar!

 

5 –   Ives Klein

Um pintor francês, filho de artistas plásticos, com formação autodidata e que gostava de pinturas feitas com o… O corpo! Isso mesmo. Inovador para a época em que ele viveu (1928 -1962) e uma delícia para as crianças. Então, sem medo de ser feliz, pegue de novo o rolo de papel ou um lençol – mais liso, sem muitos desenhos. Deixe no chão mas, antes de começar, teste a tinta guache na pele das crianças. Pegue um pouco de guache, misture com um pouco de água, e passe um pouquinho na pele da criança para ver se tem alguma reação. Se não der nada, bóra passar a tinta nas mãos, pés, no joelho, no corpo todo e depois é só “carimbar” o papel ou tecido com o corpo. As crianças amam!

 

6 – Sardinha

Vamos fazer um esconde-esconde diferente? A ideia é começar como um esconde-esconde “normal”, mas quando uma criança encontra a outra não é para falar “Peguei ou achei!”. É para se esconder junto!  Dessa forma, com todo mundo juntinho, ficam igual a sardinha na lata! A última criança que encontrar os demais pode bater cara na próxima vez.

 

7 – Ciência do filtro de papel e hidrocor

Aqui, você vai precisar de um filtro de papel, aquele que usamos para coar o café, e canetinha hidrográfica. Primeiro, você vai fazer alguns riscos no papel, com uma cor só. Então, é só chamar as crianças e pedir para elas colocarem a pontinha do filtro na água. Olha só aqui nas fotos o que acontece! Dá para ver direitinho quais as cores que foram misturadas para alcançar o tom da canetinha usada.

 

8 – Teia de aranha na parede

Para treinar a coordenação motora grossa, escolha um canto de uma porta da sua casa e, na altura do seu filho, coloque fita adesiva trançando como se fosse uma teia. Depois, chame a criança e dê a elas bolinhas de algodão para ela jogar e acertar a teia. As crianças amam e é bem simples de fazer.

 

Agora, vamos treinar a coordenação motora fina! Sabe aqueles potes sem tampa e vazados que encontramos em supermercados ou casas de artigos banheiros? Esse mesmo da foto? Então, você pega o pote e faz um trançado com barbante imitando uma teia presa no pote. Coloque dentro do pote objetos e brinquedinhos pequenos. Chame as crianças e peça para elas, com o uso de um pregador de roupa, pegar os objetos que você colocou no pote. Além do treino da coordenação, esse é um desafio para as crianças. Portanto, não esqueça de incentivar e elogiar as conquistas delas na brincadeira!

 

9 – Pega-pega gelo com colher

Vamos começar forrando o chão? Assim, você deixa as crianças brincarem e não se preocupa com a molhadeira! Depois, é só pegar uma bacia com água, jogar cubos de gelo na bacia e pedir para as crianças pegarem o gelo com uma colher! Pegou? Jogue para fora da bacia. As crianças amam essa “bagunça”.

 

10 – Andar com os pés diferentes

Brincar combina muito com dar risada, não é? Aqui, tenho certeza que todos vão se divertir. É só reunir alguns pares de sapato de diferentes tamanhos e pedir para  criança anda com esses sapatos. Pode ser o seu sapato, do marido, do irmão, da mãe, o que tiver. Vale até pé de pato! A ideia é experimentar como andar com um sapato de tamanho, peso e formato diferente do que a criança está acostumada a usar no dia a dia. Treina o equilíbrio, a coordenação e garante boas risadas!

 

Hoje, nosso post é com a lista para crianças de 3 a 4 anos. Mas já publicamos outros com listas para para bebês de 0 a 6 mesesbebês de 6 a 12 mesesbebês de 12 a 18 meses  e  crianças de 2 a 3 anos. É só clicar na idade que você quiser para ver nossas 10 top brincadeiras.

Gostou? Então, aqui sempre tem posts novos, dicas, brincadeiras, entrevistas. Para você não perder  as nossas dicas de brincadeiras e novidades em seu e-mail semanalmente, basta se inscrever em nossa Newsletter. É gratuito.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.