10 top brincadeiras para bebês de 12 a 18 meses


Você conhece nosso canal no Youtube? Recentemente, lançamos uma série de vídeos com brincadeiras para várias faixas etárias e, aos poucos, vamos destacá-las aqui no blog também. Hoje, vamos falar sobre 10 top brincadeiras para bebês de 12 a 18 meses.

Mas para você não perder as outras dicas, ou se preferir os vídeos, clique aqui e veja nosso canal no Youtube. Se preferir ver aqui no blog mesmo, já publicamos as 10 top brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses. 

Então, bóra brincar com o bebê de 12 a 18 meses?

1. Pique-esconde

Lembra do Cadê, achou? Aquela brincadeira de esconder o rosto com um lenço ou papel e perguntar para o bebê: cadê? E depois, tiramos o lenço do rosto para dizer “achou”! O pique-esconde é uma evolução dessa brincadeira, quando o bebê já anda.

A diferença é que alguém pode se esconder no ambiente (atrás da porta, da cortina, deitar atrás do sofá) e alguém pergunta: Cadê o fulano? E a criança segue procurando até encontrar. Como a Patricia Marinho destaca no vídeo, é muito fofo quando a criança encontra aquele que estava escondido. Uma brincadeira de movimento simples e divertida.

2. Caixas e bolas

Uma brincadeira bem divertida que ajuda a treinar a coordenação motora. Basta você pegar duas caixas, uma pequena e outra grande, e dentro de uma das duas você coloca várias bolas de tamanhos e pesos diferentes. O desafio da criança é pegar a bola na caixa e colocar na outra. Parece simples, mas temos aí uma quantidade enorme que recursos que a criança precisa desenvolver para isso!

3. Pique-pega

Você pode estar se perguntando: pique-pega com bebês? Isso mesmo! Um pique-pega em que o adulto, ou a irmã mais velha – como foi com a Carol e a Gabi – brinca dizendo “vou te pegar”, “estou chegando” e corre (corre assim né… anda mais rapidinho, respeitando os passinhos da criança!) para pegar o bebê.

4. Brincar dentro da rotina

Sabe aquele momento em que você precisa estender a roupa no varal ou colocar a roupa para lavar? Você pode aproveitar esse momento e preparar uma brincadeira. É só separar um balde e um cesto com pregadores. A ideia é mostrar para a criança que ela pode pegar os pregadores e jogar no balde.

Dessa forma, ela pode tentar até abrir e fechar os pregadores, por exemplo. E tudo bem! Isso estimula o desenvolvimento do movimento de pinça – a capacidade de juntar o dedinho polegar com o indicador – e que vai ser fundamental para ela no futuro na hora em que precisar segurar o lápis, recortar, etc.

5. Brincar de conversar

Bebê conversa sim! Naquela linguagem deles, fofa e cheia de balbucios. E conversar também pode ser uma brincadeira estimulante para o bebê. Você pode puxar a conversa e deixar que ela responda na linguagem dele.

Ainda assim, parecendo bem simples, essa brincadeira é bem importante sobre o desenvolvimento da linguagem dos bebês. Entre os 12 e os 24 é que ele começa a articular as primeiras palavras e se você quiser saber mais temos um vídeo muito interessante aqui para você.

Mas, espera! Clique aqui na foto da Gabi abaixo e veja a Patricia Marinho conversando com ela lá pelos oito minutinhos do vídeo. Momento fofura!

6. Arte com giz de cera

Para as crianças nessa idade, o ideal é ter aquele giz de cera mais grosso, grande. É mais fácil para ela pegar e manusear. Depois, ela pode brincar desenhando no chão (desde que seja um lugar permitido, não é?) ou no papel. Que tal comprar aquele papel pardo bem grande e colocar ela sentadinha para pintar e desenhar?

7. Arte com tinta

Mas tinta, pode? Pode sim. Fique atento apenas se o seu bebê tem uma fase oral muito intensa e coloca tudo na boca. Se sim, use tintas feitas com iogurte, por exemplo (receita aqui!). Se não, pode usar a tinta guache. Entregue para a criança os potinhos com tintas coloridas e um pincel e a deixe pintar.

Assim, deixe que ela misture as cores e… se ela resolver usar as mãos como pincel, que tal deixar? Coloque uma roupinha que está liberada para sujar ou um avental e deixe que ela experimente!

8. Nomear as coisas

Mais uma brincadeira para estimular a linguagem! Vamos brincar de dar nomes? Por exemplo, no supermercado que tal falar o nome das coisas para a criança cada vez que você coloca um item no carrinho? Em casa mesmo, abra a despensa ou pegue um livro com imagens de alimentos e objetos e a criança pode repetir os nomes do jeito dela. Além de estimular a linguagem, você ainda está ensinando o nome dos alimentos e objetos.

Aliás, quer uma dica.? Filme ou peça para alguém filmar. Porque é muito fofo depois rever e lembrar como a criança falava. Eles gostam de rever e para nós fica uma linda recordação.

9. Brinquedo caseiro: rolinhos e bolinhas

Guarde aqueles rolinhos de papel higiênico e papel toalha! Eles sempre serão úteis para fazer várias brincadeiras. Aqui, no Tempojunto, tem até post exclusivo com dicas para usar esses materiais.

Em resumo, a brincadeira aqui é prender esses rolinhos na parede usando fita crepe ou fita adesiva. Depois, você vai dar bolinhas para a criança e pedir para ela tentar passar pelo rolinho. A ideia é você usar bolinhas de diferentes diâmetros para que a criança tente – e as vezes ela não vai conseguir.

Mas e se ela não conseguir? Que tal aproveitar esse momento para ver como anda o desenvolvimento emocional da criança. Quando ela não conseguiu, ela tentou de novo? Ela ficou brava e desistiu? Esse é um bom momento para avaliar e ajudar a criança.

10. Imitar

Brincar de imitar é tão bom! Ensina a criança a e autoconhecer e é muito fofo. Você pode fazer as caretas, os gestos, colocar a língua para fora, sorrir… Tantas coisas! E a criança vai imitar você e vocês vão se divertir muito.

Aliás, tem um post aqui com várias dicas para brincar de imitar.

 

Pronto! Agora você mais opções no seu repertório para brincar com crianças de 12 a 18 meses! 

Entretanto, é importante lembrar que cada criança é única. Afinal,  como sempre falamos aqui no Tempojunto, a indicação por idade das brincadeiras é apenas uma referência. O ideal é observar a etapa de desenvolvimento em que seu filho está e cada uma tem seu próprio momento. Ah! Essas brincadeiras são para você fazer junto com a criança (Tempojunto, certo?). Serão momentos divertidos e com total segurança para ela.

Por fim, um último lembrete: todos os dias temos dicas por aqui, mas você ainda pode receber em seu e-mail semanalmente mais brincadeiras. Basta se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter Tempojunto.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.