10 top brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses


Começamos a publicar aqui no blog um conteúdo que fez sucesso no nosso canal no Youtube. O Tempojunto Listas 10, que trazem dez sugestões de brincadeiras para bebês e crianças, divididos por faixa etária. E o conteúdo ficou tão legal, que trouxemos para você que nos acompanha aqui também. A lista de hoje é de brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses.

Caso você não tenha visto o post anterior, com 10 brincadeiras para bebês entre 0 e 6 meses, é só clicar no link. E, se preferir assistir ao vídeo das brincadeiras que colocaremos aqui, é só apertar o play.

Então vamos sem demora à nossa lista top 10 para bebês de 6 a 12 meses.

Ninguém é igual a ninguém

Opa! Mas antes eu preciso dizer até porque tem gente nova que pode chegar no blog direto por este post. A indicação por idade das brincadeiras é uma referência bem genérica porque muita gente nos pede isso. Mas o ideal sempre é observar a etapa de desenvolvimento em que seu filho está.

Ora, as crianças são diferentes e os bebês mais ainda. E ninguém seguem um calendário e bem no dia do aniversário passa automaticamente a fazer algo que não fazia antes. É sempre um processo. Além disso, cada bebê tem seu próprio momento de desenvolvimento. No caso das brincadeiras deste post, o legal é observar se seu filho já segura bem a cabeça levantada; se consegue ficar de bruços e se está começando a sentar firmemente.

Estes marcos ajudam a perceber se as brincadeiras já são possíveis de brincar e até desafiantes. Caso contrário, espere mais um pouquinho e proponha-as mais adiante.

Por fim, a gente é Tempojunto, certo? Então as dicas aqui são de brincadeiras para você fazer nos momentos em que está junto com seu bebê e atento a ele. Será bem mais divertido para seu filho e para você também curtir estas brincadeiras com você (ou um adulto) presente e participando.

1. Exploração no banho

É demais as possibilidades que um banho traz para bebês! Ela explora naturalmente. Então, feche o chuveiro e proporcione pequenas descobertas, como a gota de água escorrendo no box ou a textura lisinha de um azulejo.

2. Cadê-achou com dedos

Ainda nesta fase, brincar de cadê, achou é muito gostoso de fazer com os bebês. No vídeo, a brincadeira é com os dedos da vovó saindo pelos buracos da treliça de um banco.

Mas aqui também tem outra dica de Cadê-Achou com um dedão super divertido.

E neste outro post aqui, tem mais 10 dicas de brincar de esconde com seu bebê, de 0 a 24 meses.

3.Tocar na natureza

Explorar a natureza é uma brincadeira para bebês de 6 a 12 meses cheia de significados. Porque agora seu filho interage mais com folhas, galhos, árvores e outros objetos da natureza. E o sensorial nesta fase é um dos mais significativos caminhos para o aprendizado.

4.Conversar

Sempre e o tempo todo. Simples assim! Bebê conversa, responde e a interação com seu bebê é fundamental para esta fase do desenvolvimento deles. É interagindo que eles aprendem o mundo! E eles respondem com sorriso, olhar de interesse, gestos.

5.Balanço

Balançar é um exercício incrível de equilíbrio e noção corporal dos bebês. Tem um post inteirinho que fala sobre brincadeiras que estimulam o sexto e o sétimo sentidos do seu bebê. E não tem nada a ver com telepatia. Mas com equilíbrio, noção corporal e percepção do espaço.

6.Chamar atenção para sons

Aproveite os momentos em que está com seu bebê e chame a atenção dele para sons diferentes que existam no ambiente.

7.Blocos grudentos no chão

Nesta fase até os 12 meses, o bebê adquire a habilidade motora de engatinhar com firmeza. Então, estimular este engatinhar dão origem a ótimas brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses. Por isso, trouxemos três delas. A primeira é grudar objetos no chão e pedir para seu filho alcançá-los.

8.Alcançar objetos em movimento

Use materiais leves, como folhas, algodão e papel picado para fazer o objeto que seu filho está buscando se movimente. Assim, você, além de brincar, estimulando o engatinhar, você mostra a seu bebê como persistir na busca de um objeto que ele queira.

9. Torre de copos

A torre de copos nada mais é que um atrativo diferente para que seu bebê engatinhe até alcançar um objetivo.

10. Bagunça

Sim, tem bagunças e bagunças e permitir que seu bebê bagunce é super saudável também. No vídeo, a bagunça é simplesmente deixar que o bebê vire uma caixa com objetos diversos e derrube tudo no chão. Simples e sem caos. Apenas para que seu filho perceba que é possível.

Estas foram nossas sugestões para você! Mas se quiser outras, te convido a conhecer o e-book Brincadeiras Sensoriais para Crianças de 0 a 2 anos. Lá tem mais 40 brincadeiras, separadas em fichas para você se divertir ainda mais.

E como vamos trazer sempre brincadeiras para bebês, que tal se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter? Assim você não precisa se preocupar em voltar sempre aqui e recebe nossos posts uma vez por semana, direto no seu email. Mas, pensando bem….volta sim! Estou te esperando!

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.