
Como explorar a natureza com seu bebê
Eu sempre comento aqui no blog que as crianças precisam de três coisas para brincar: tempo, espaço e objetos. Muitas vezes a gente acha que os únicos objetos possíveis são os brinquedos prontos. Só que não. Graças à imaginação e à curiosidade das crianças, qualquer objeto pode se tornar lúdico. Para provar isto, resolvi fazer este post para mostrar como explorar a natureza com seu bebê.
O meu exemplo mais recente foi um dia na piscina com a Gabi. De repente ela viu algumas folhas na água e disse que eram peixinhos nadando.
No dia anterior, na mesma piscina, eu usei a peneira de brinquedo para tirar um bichinho que estava flutuando na água. Daí que quando ela viu os “peixinhos” disse que ia pesca-los. Pegou a peneira e usou-a para pescar as folhas.
E assim passamos um tempão brincando de pescar os peixinhos.
Mas esta não foi a primeira vez em que transformamos a natureza em brinquedo. Olha só quanta coisa legal você pode fazer:
Com bebês de 0 a 6 meses, uma boa ideia é brincar de sentir texturas. Colocar as mãos nas árvores ou sentar nas folhas (depois de garantir que não há formigas) por exemplo. Outra dica para esta fase é sentir o vento, ouvir os sons e falar sobre isso. “Você ouviu? É um passarinho!”.
A criança vai desenvolvendo a audição e a capacidade de discenir os sons assim. Repare como a Gabi consegue escutar o passarinho e me avisar, antes mesmo de eu perceber que o pássaro estava lá. Eu estava filmando a primeira vez dela andando no patinete novo. E mesmo com uma distração desse nível, ela me avisa que tem um “Piu Piu” por perto.
Vamos combinar que conseguir prestar atenção nos sons dos passarinhos, mesmo numa cidade barulhenta como São Paulo, é uma maravilha, né?
Outra atividade interessante, quando a criança cresce um pouco é sentir a chuva.
E brincar nas poças de água depois!
Quando a fase oral está sob controle, ou seja, a criança obedece quando você fala que não é para levar um objeto na boca, brincar com pedrinhas é outra brincadeira interessante que ajuda a desenvolver a linguagem, por exemplo. Você pode brincar de contar as pedrinhas, ou de colocar em potinhos diferentes.
Acho que deu para entender, né? A grama, a chuva, a areia, as conchas… Tudo pode virar brinquedo com um pouco de imaginação.
Eu vou publicar ainda várias atividades para ajudar no desenvolvimento do bebê. Se você não quer perder nada, que tal fazer parte da nossa lista de envio de e-mails? A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.
Significativa colaboração, parabéns e gratidão por compartilhar.
Obrigada!