Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia


By patcamargo

Eu tenho três crianças agitadonas e tenho muito orgulho disso. Já fiz um post com 15 brincadeiras muito legais para crianças agitadas, cheias de energia, elétricas mesmo. E nele, eu falei também que em minha humilde opinião há crianças demais sendo tratadas como hiperativas (com o distúrbio mesmo de TDA), quando deveriam só estar brincando mais. Acho que até a palavra “agitado” ganhou uma conotação ruim depois deste exagero de diagnósticos. Então, não vou me repetir, ok?

Minha sugestão foi reunir uma brincadeira de cada tipo que eu acho fundamental ter preparada para aquele momento em que as crianças estão querendo gastar energia.


Brincadeira fisicamente agitada

Correr, pular, saltar fazem parte desta categoria. Você pode brincar junto, ou então, criar algo parecido com uma gincana, em que eles cumprem as tarefas até chegar num prêmio final. O pega-pega entra nesta categoria. Tem também o Siga o Mestre. Além de ser ótimo para a criança liderar a brincadeira com um adulto, ela exercita a criatividade e, ao mesmo tempo, gasta energia.

Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia - pat correndo atras do henrique

foto: Drika Trevisan Fotografia

Outra que eu faço muito é o Vôo Circular. Você pode usar um lençol, por exemplo, ou se a criança for maior, seus próprios braços. Posicione o lençol em volta das costas do seu filho, passando por baixo das axilas. O ideal é que a criança esteja com uma roupa de manga, para não machucar. Então, é só girá-la, segurando pela ponta do lençol. A força centrífuga ajuda a aliviar o peso durante o giro.

foto: Drika Trevisan Fotografia

foto: Drika Trevisan Fotografia

foto: Drika Trevisan Fotografia

foto: Drika Trevisan Fotografia

Brincadeira que ajuda na concentração

Quem diz que uma criança mais elétrica não consegue ficar muito tempo brincando parada é porque muito provavelmente não encontrou uma brincadeira que atraísse a curiosidade dela. Às vezes uma forma nova de pintar, ou uma tela diferente já trazem o fator novo que despertará o interesse. Que tal pintar o rosto de alguém da família? Use tinta própria para maquiagem artística e assim tem menos chance de alergia. Dá uma olhada como eu fiquei dia desses.

Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia - pat rosto pintado

Foi incrível. Volta e meia eu os deixo brincar assim.

Outra que funcionou bem aqui, mas requer uma dose de “olhos fechados para sujeira” é a pintura no azulejo do banheiro. Você pode usar tinta guache ou de pintura a dedo. Para facilitar um pouco sua vida, você pode definir a quantidade de tinta usada, delimitar um espqço para a pintura e deixar só uma ferramenta para pintar (um tipo de pincel, somente os dedos, uma esponja). Eu os deixei livres e olhem as obras primas sendo criadas.

Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia - materiais para pintura

Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia - henrique pintando no azulejo

Brincadeiras perfeitas para crianças agitadas e cheias de energia - resultado da pintura no azulejo

Outra forma de concentrar é privar momentaneamente a criança de um dos sentidos, para que ela saia da zona de conforto e brinque mais concentrado. Você pode, por exemplo, testar a brincadeira de novos sabores. Outra legal é o jogo dos Sete Erros que a Patricia Marinho fez na casa dela. Eu amei e não vejo a hora de conseguir fazer aqui em casa.

Uma que eu testei ontem e deu super certo é o Ligando Ouvidos. Você anda pela casa com seus filhos, recolhendo juntos objetos diversos inquebráveis. Em seguida, cubra os olhos das crianças e peça para que eles adivinhem o que é pelo barulho que cada objeto faz quando cai no chão. Se você achar muito difícil, pode fazer a descoberta pelo tato.

Espero que você se divirta muito com seus agitadinhos em casa nestas férias!

E para não perder nenhum post é só se inscrever na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal. É grátis.

Algumas fotos deste post foram feitas pela Drika Trevisan. Achamos muito legal o trabalho dela (não ficaram lindas as fotos?)! Os contatos da Drika estão aqui:

Drika Trevisan fotografia
http://www.drikatrevisan.com.br
contato@drikatrevisan.com.br
https://www.facebook.com/DrikaTrevisanFotografia/?ref=bookmarks

8 Comments

Comente
  1. 3
    Elenir

    Amei meu filho e muito agitado e sempre me dizem que ele e hiperativo mas tem apenas seis anos e onde moro ha pouco espaco p brincar amei ler essas ideias farei com toda a certeza…. obrigada nao sabem o qt me ajudaram por publicar isso…

    • 4
      Patrícia Marinho

      Olá Elenir,
      Muito obrigada pelo comentário. Bom saber que as nossas dicas conseguem ajudar você no seu dia-a-dia. Espero que você e ele se divirtam bastante com essas brincadeiras.
      Beijos,
      Patrícia

  2. 5
    Sheila

    Obrigada pelas dicas, adorei a ideia de pintar os azulejos do banheiro, pq assim a sujeira é mais fácil de limpar.
    Sou super defensora dessas brincadeiras com lama, areia, barro, argila, tintas, e outras lambanças, rs.
    Beijo grande!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.