
Jogo de Bandeiras é um jeito diferente de raciocínio com cubo mágico
De tanto me verem escrevendo aqui para o Tempojunto, meus filhos se acostumaram a trazer par casa dicas de brincadeiras diferentes que eles aprendem. E eu fiquei encantada quando o Pocoyo, de 9 anos, me mostrou outras possibilidades de jogar o Cubo Mágico.
O cubo mágico é um brinquedo que foi febre na minha época adolescente e voltou há alguns anos para desafiar e encantar as crianças. Mas quando eu brincava, tudo o que existia era o desafio de montar cada face com sua cor.
Por isso estranhei que, num dos cubos que meus filhos ganharam, vinha uma folha de instruções. “Ah, mas qual a graça, se já vem explicado?”, me perguntei.
Um cubo mágico e suas bandeiras
Então, o Pocoyo (aí na foto, montando o cubo) me contou que na escola eles jogavam criando bandeiras de países com o cubo mágico!!
De cara, eu curti ter um jeito novo de brincar. Mas além disso, o Jogo de Bandeiras tem outra coisa legal: ele provoca a curiosidade das crianças em descobrir como são as bandeiras de cada país. E a partir daí, adaptarem para o brinquedo.
Olha como uma brincadeira pode, sim, ser um caminho para estimular a capacidade de pesquisa e estudo das crianças.
Bem, então pedi ao Pocoyo que me mostrasse as bandeiras que ele conhecia.
Aqui na foto ele está começando a fazer a bandeira Brasileira. A primeira da lista.
Olha como ficou:
Show de bola, não é?
Aula de geografia
Em seguida, ele criou as bandeiras do Japão:
E da Argentina:
Ambos países que ele gosta bastante. E aí vai uma dica para você brincar com crianças mais velhas, depois dos 7 anos. Deixe que seu filho coloque as preferências nas brincadeiras. Assim, o brincar fica mais legal e estimulante para ele.
Além disso, quando você deixa seu filho liderar a brincadeira, há o bônus de conhecer os interesses dele. Que, sim, mudam e podem mudar bastante a partir dos 8 anos. Quem nunca falou ou fez algo para o filho mais velho, certo que estava abafando, e teve que ouvir um: “Ah, não gosto mais disso não”. Rsrsrs.
Com isso, o cubo mágico ganhou um novo significado aqui em casa. Até eu sou desafiada a criar alguma bandeira. Bom, quando eu conseguir, eu posto aqui tá? #pessimadecubomagico
Quer mais dicas para brincar com seu filho mais velho? Ora, é só buscar aqui no blog! Tem muuuuitas sugestões ótimas! Mas também quer ficar por dentro das novidades? Então, inscreva-se na nossa Newsletter Tempojunto. É gratuita e você receberá semanalmente nossas sugestões por email.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente