10 top brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos


Nosso blog está sempre cheio de novidades, mas não é só aqui. Tem muita novidade no Youtube, no Pinterest, no Instagram e no Facebook. Umas dessas novidades são os vídeos 10 top brincadeiras. Fizemos uma série deles no Youtube e trazemos eles para cá! Hoje, é dia a lista  aqui 10 top brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos.

Então, vamos espiar dez sugestões de brincadeiras que a Patricia Marinho e Pat Camargo fizeram com os filhos e foram tão divertidas! Quer ver? Bóra brincar e experimentar?

1 – Caça ao tesouro

Nessa idade, as crianças ainda são pequenas para seguir pistas e tentar descobrir onde está o tesouro ou as outras pistas. Mas, tem uma versão de Caça ao tesouro feita pela Pat Camargo que é ótima para crianças de 2 a 3 anos. É só você pegar um barbante e espalhar pelo quintal ou a varanda e, na ponta do barbante, colocar atividades simples e divertidas como pular em um pé só, contar até cinco, gargalhar!

Então, dá uma olhada no vídeo e olha só a diversão. Ah! E a Pat fez as meninas procurarem pelas “pistas” de olhos vendados. Olha só!

Mas se você também tem filhos maiores, clique aqui e veja uma opção de Caça ao Tesouro para eles.

2 – Desenhar no vapor

Na hora do banho ou nos dias mais frios, a dica é desenhar no vapor que fica no vidro do box, na varanda e na janela do carro. Simples, não é? Mas tente por aí e você vai ver como as crianças se divertem.

3 – Comer no chão

Lugar de comer é na mesa, certo? É… mas nem sempre precisa ser assim! Prepare um momento diferente, coloque a toalha no chão da sala, do quintal ou da varanda e aproveite. Coloque almofadas, faça comidas ou lanchinhos que deem para comer com as mãos ou em potinhos e faça uma refeição de um jeito diferente. Além de divertido, cria memórias preciosas para a família!

4 – Bigode Fu-Man-Chú

Simples, mas é um desafio! Pegue um lápis ou giz de cera (tire a ponta, tá?) e tente mantê-lo na parte superior do lábio, fazendo um biquinho. Olha, não é fácil não rsrs. Mas é divertida e pode ser feita em qualquer lugar. Além disso, treina alguns músculos da face que são super importantes para esse momento em que eles estão aprendendo a falar.

5 – Fazer caretas

Bóra fazer caretas? Essa é uma brincadeira sempre divertida, em qualquer idade e lugar. E que também é boa para exercitar os músculos da face.  Mostrar a língua, fazer monstros, fazer a careta mais estranha, vale tudo. Divirta-se!

6 – Palavras sem som

A única recomendação aqui é escolher palavras simples. Você escolhe uma palavra e fala sem som, só gesticulando. Peça para as crianças adivinharem o que você está falando e também deixe que elas falem  – ou melhor, só mecham os lábios – para você adivinhar as palavras que elas escolheram. Divertido e muito bom para a dicção. Dá uma olhadinha aqui no vídeo, lá pelos 5 minutos e 12 segundos e você vai ver como é legal! É só clicar na imagem.

7 – Borrifador

Então, aqui tem brincadeira de molhadeira! Por isso, a recomendação é brincar fora de casa, aproveitando um dia mais quente. Basta pegar um borrifador e brincar de espirrar água um no outro, espirra água em um alvo que vocês escolheram, ver quem espirra água mais longe. Hum! Dá para fazer a maior farra.

8 – Vulcão caseiro

Essa é uma experiência científica para os pequenos. Um pouco mais elaborada, mas bem divertida e a carinha de surpresa deles vale muito a pena. Anote os materiais:

1 bacia para montar o vulcão
1 garrafa de plástico pequena
1 xícara de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de chá de vinagre
1 xícara de chá de detergente líquido
corante alimentício ou anilina em pó vermelha
papel pedra ou marrom para imitar as paredes do vulcão

Separe os materiais e, em seguida, clique aqui  ou na imagem para ver o post da Pat Camargo que explica direitinho como fazer.

 

9 – Foguete de canudo

Vamos lançar foguetes? Você vai precisar de canudinhos de plástico ou papel, de papel colorido (sulfite, seda, jornal, revista), fita adesiva e canetinha (se quiser decorar). É só você usar o papel para fazer um tubinho, um pouquinho mais largo que o canudo, e decorar da forma que quiser (veja a foto abaixo). Assim, é só envolver o tubinho no canudo e pedir para as crianças soprarem. Pronto, tá lançado o foguete!

10 – Kirigami

Essa é uma técnica japonesa que é uma mistura de dobradura e recorte. É só pegar um papel, dobrar em quatro e fazer pequenos recortes nas beiradas -pode ser com a tesoura sem ponta ou com os dedos mesmo. Faça alguns para mostrar e deixe que a criança faça também.  Depois, é só abrir o papel e ver o efeito lindo desta brincadeira que, na verdade, é uma atividade de artes. Além de brincar, a criança ainda treina a coordenação motora fina e a força no polegar e no indicador.

Mas olha, tem muito mais aqui mesmo no nosso site. Se você quiser ver mais dicas e brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos, clique no menu superior do site em Crianças Pequenas – Já estou na escola ou clique aqui. Brincadeira é o que não falta!

Você gostou da nossa lista 10 top brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos? Aqui, sempre tem posts novos, dicas, brincadeiras, entrevistas. Para você não perder  as nossas dicas de brincadeiras e novidades em seu e-mail semanalmente, basta se inscrever em nossa Newsletter. É gratuito, é só clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.