Mesmo a limpeza dos brinquedos pode ser uma enorme brincadeira


O post de hoje é quase de utilidade pública. Me explico. Resolvi promover uma limpeza dos brinquedos das crianças em casa. Não todos. Mas os que elas trouxeram da feira de troca que participaram próximo do Dia das Crianças.

E eu percebi que limpar os brinquedos não precisa ser uma atividade chata. Ao contrário, com um pouco de imaginação e a participação dos filhos é possível ser uma brincadeira bem divertida.

Então, resolvi escrever este post tanto para dar as dicas de limpeza dos brinquedos que eu usei em casa e deram certo, quanto para mostrar as brincadeiras que surgiram neste processo com meus filhos.

Estes foram os materiais que eu usei para a limpeza:

Uma bacia grande

Esponja

Álcool

Limpador de carpetes

Vinagre branco

Bicarbonato de sódio

Detergente

Água morna

Amaciante de roupas

Uma fronha de travesseiro

Um saquinho de lavar roupas delicadas

Panos macios de limpeza

Resultado de feira de trocas

Parece muita coisa, mas olha só quantos tipos diferentes de brinquedos nós limpamos: bicho de pelúcia, carrinhos, miudezas, bonecas e roupas. Tudo isso fruto de uma feira de trocas de brinquedos.

Comecei com os bichos de pelúcia e logo minhas filhas quiseram ajudar. Então, levamos os bichinhos para o “pet shop” montado na nossa varanda. Coloquei uma música e fingi que era a atendente do lugar.

Cada uma das minhas filhas ganhou uma esponja como esta, que eu tirei a parte mais áspera.

Usamos duas receitas diferentes nos bichinhos de pelúcia: para os mais limpos, usamos vinagre branco. Bem pouquinho. O vinagre limpa e já dá uma desinfetada no brinquedo. A esponja só precisa estar úmida, para não encharcar o boneco.

E não se preocupe que o cheiro do vinagre sair, depois de a pelúcia estar seca.

Quando eu trabalhava com o grupo de crianças e jovens da paróquia que frequento, sempre recolhíamos brinquedos no bairro para fazermos sacolinhas de Natal para outras crianças carentes, atendidas pelo Movimento Vicentinos. E tudo o que arrecadávamos passava pela nossa “mini fábrica de consertos de brinquedos”.

Uma das dicas que aprendi lá foi usar limpa carpetes nas pelúcias mais sujas. Basta uma tampinha diluída em 1 litro de água morna. Fica como novo!

Entretanto, este ursinho da foto estava realmente puído. Por isso, decidimos colocá-lo para lavar na máquina. Então, minha filha o colocou dentro de uma fronha, para proteger melhor partes como olhos, nariz e outros detalhes do bichinho.

Lave junto com outras roupas delicadas e centrifugue no modo mais leve.

Miudezas sem fungos

Partimos para miudezas de borracha ou plástico, sem nenhum componente eletrônico. O “pet shop” em casa deu lugar a uma “oficina de monstros e acessórios exóticos”.

Encher a bacia com água morna já foi a primeira diversão dos meus filhos. Em seguida, coloquei vinagre e jogamos todos os brinquedinhos.

Na sequência, colocamos um pouco de bicarbonato de sódio. A mistura faz uma reação, que lembra uma espuma viva. Lavamos todos eles nesta mistura. Tanto para limpar, quanto para higienizar tudo.

Neste caso, é importante deixar secar bem, depois de lavar, para evitar que fique umidade nestas miudezas que possam se tornar criadouro de fungos.

As caixas de papelão foram limpas com um pano umedecido em álcool. “Com muito cuidado, mamãe, para não rasgar”, explica a Cururuca, de 7 anos.

Salão de beleza

Outros brinquedos plásticos, mas com componentes eletrônicos, precisam ser limpos só com detergente e água ou com álcool.

Um paninho umedecido no álcool ou uma esponja com um pouco de detergente dão ótimos resultados!

Então, chegou nosso maior desafio: uma boneca que estava com o rosto bem encardido e com marcas de tinta e canetinha. Eu havia pesquisado na internet e encontrei duas soluções.

A primeira delas, era fazer uma pasta com água morna e bicarbonato. A segunda era usar creme contra espinhas (!!) e deixar no sol.

Escolhemos a primeira opção.

Olha só como funcionou!

Roupas e cabelo

Para finalizar o nosso dia de limpeza, faltavam as roupas das bonecas e alguns cabelos que vieram bem embaraçados.

As roupas foram para a máquina de lavar (junto com o ursinho encardido), em um saquinho de proteção para roupas delicadas.

Os cabelos. Bom, os cabelos foram uma diversão à parte. Eu também havia buscado referências na internet e encontrei opções usando shampoo e condicionador ou shampoo e amaciante de roupas. Sempre com água morna.

As meninas preferiram o amaciante.

Eu acabei não fotografando o processo porque a brincadeira estava muito boa e tinha água para todo lado rsrsrs. Mas lavamos os cabelos com shampoo na bacia e passamos amaciante com água morna. E haja pente para desembaraçar! Com muito cuidado, mas deu certo.

Até numa boneca Rapunzel, com um cabelo enoooorrrrrmmeeeeee!

Depois, secamos com secador de cabelo. Aqui na foto, eu finalizando o penteado de uma Lady Bug.

Satisfação por um trabalho bem feito

No final, a limpeza dos brinquedos deu certo e passamos uma tarde bem divertida em casa.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.

Tem outros dois vídeos aqui, da Flávia, que eu gosto muito e mostra as dicas de limpeza em vídeo.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.