Mais 10 maneiras diferentes de brincar de Lego


Há tempos fiz um post sobre 10 maneiras diferentes de brincar de Lego. Na página do Tempojunto a gente publica toda semana Dicas de Organização para uma casa de brincar. Semana passada um post com uma sugestão de como armazenar peças soltas de Lego fez o maior sucesso.

Mais 10 maneiras diferentes de brincar de Lego - mesa de lego

Me dei conta de que um monte de gente chegou na blog há pouco tempo e estava mais do que na hora de dar sugestões de como brincar de Lego novamente. No primeiro post que eu escrevi, as ideias eram essas aqui:

Mais 10 maneiras diferentes de brincar de Lego - ideias antigas

Mais 10 maneiras diferentes de brincar de Lego

Que tal incrementar a lista com outras 10 ideias?

1. Separar cores

Nesta ideia do No Time for Flash Cards você monta uma pista usando papel pardo e pede para a criança brincar de separar as cores. Um ótimo jeito de aprender brincando.

Mais 10 maneiras diferentes de brincar de Lego - pista papel craft

2. Fazer decalque

nesta ideia aqui, também do No Time For Flash Cards, você usa o Lego Duplo para fazer carimbo e criar uma estampa super bacana que pode até virar o papel de presente para embrulhar algo para uma pessoa querida.

lego-painted-wrapping-paper-

3. Criar um cantinho de Lego com Massinha

Já o One Perfect Day Blog fez um post super legal com dicas de como usar massinha e Lego em atividades de aprendizagem. O post original tem 5 dicas que vão de esconder as peças de lego na massinha (uma ótima brincadeira sensorial), até usar as peças para fazer estampar letras na massinha. Vale dar uma olhada no post para conferir. O mais legal é preparar esse cantinho e deixar a criança inventar o que fazer.

Lego-and-playdough-learning

4. Brincar de Jogo das Frações

Os blocos de Lego podem ser ótimos recursos para ensinar matemática. Neste post do JDaniel4’s Mom tem uma dica ótima de como usar o Lego para ensinar frações.

Lego-Fraction-Games-for-Kids-Learning-Activity

5. Brincar de somar

este post aqui do Mama Papa Bubba tem uma sugestão super bacana de como usar lego, dados e uma bandeja (podia ser um pedaço de papel), para fazer uma ótima brincadeira de adição.

Simple-LEGO-Addition-Tray-Mama.Papa_.Bubba_.

6. Reproduzir Sequência

Outra ideia incrível do Mama Papa Bubba é usar o Lego para reproduzir sequências. O post original tem um link para você imprimir imagens de montagens feitas com os blocos. A tarefa da criança será repetir o que está na foto. Um show. Eu adorei e estou louca para fazer com a Gabi quando ela estiver mais velha.

padroes de lego

 

7. Completar a sequência

Gostou da ideia 6? Então você vai curtir também esta sugestão do Learn With Play at Home. A diferença é que ao invés de imprimir fotos para a criança reproduzir, aqui sua tarefa é montar uma sequência para a criança completar. Também a-d-o-r-e-i!

Padroes 2

 

8. Escavar no gelo

Mudando de disciplina, vamos deixar a matemática um pouco de lado e brincar de ciências agora. É o Learning With Play at Home que sugere a ideia de esconder um “fóssil” no gelo para a criança brincar de arqueólogo e descobrir maneiras de derreter o gelo (colocar sal) enquanto dá asas à sua imaginação.

Legoman-Excavation-Experiment

9. Fazer o Desafio Lego

Esta aqui da um trabalhinho mas é muuuuuito legal. Você faz uma lista de desafios, escreve num papel e recorta para colocar num pote. Cada papel vem com uma coisa ou animal que a criança deverá representar com um Lego. O desafio é conseguir construir o objeto com as peças disponíveis. Se as crianças forem grandes, você pode aumentar a complexidade adicionando o fator tempo na brincadeira. No post original do Kids Activities Blog você encontra alguns exemplos.

Lego-Challenge-9-300x225

10. Desenvolver projetos

Não poderia deixar de mencionar o objetivo óbvio do Lego, que é montar. Experimente incentivar os seus filhos a brincar de pequenos construtores / inventores com projetos como os deste post do Frugal Fun 4 Boys!

Simple-Lego-Collage

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.