
Pintura com esponja é diversão garantida
A dica de hoje é mais um jeito diferente de fazer arte com as crianças: pintura com esponja. Porque, vamos combinar, fazer arte é muito mais do que usar tinta e pincel. Temos uma infinidade de possibilidades à disposição e todas são ótimas para estimular a criatividade das crianças e ajudar na sua capacidade de se expressar.
Arte em espaços grandes
Além de propor o uso de esponja, a atividade de hoje tem outra dica importante: deixar as crianças trabalharem em uma escala maior. Ao invés de trabalhar com um papel A4 tradicional, usamos cartolina. E as esponjas que eu escolhi são em formato grande também. Tudo para a Gabi trabalhar com uma perspectiva diferente da que ela está acostumada.
Aí vai a lista de material:
. Esponjas (por um acaso eu usei esponjas de banho, com formas definidas)
. Tinta guache
. Água (para diluir a tinta guache)
. Pratos para colocar a tinta
. Cartolina
. Material para proteger a área usada para a arte. O lençol de bolinhas que aparece na foro é o meu lençol de tinta oficial.
. Toalha de papel, que é sempre bom ter por perto na hora de fazer atividades de artes
. Pincéis para eventuais retoques.
A Gabi começou escolhendo as cores e as esponjas que gostaria de utilizar.
Uma coisa muito legal que acontece com a Gabi na hora de fazer arte é que ela a-d-o-r-a misturar as cores e fazer a própria cor de tinta. Eu aproveito para sempre perguntar se ela sabe que cor vai dar.
Lembre-se de colocar um pouco de água para diluir a tinta.
A Gabi é muito organizada, e resolveu fazer suas duas cores e deixar tudo pronto antes de começar.
Sente o cuidado da criança na hora de fazer o seu primeiro carimbo de esponja. Ela estava muito curiosa para saber como ia ficar!
Depois foi só alegria!
Com direito a querer usar as mãos para carimbar!
Olha a cara da Gabi!
Ficou tão divertido que a Carol ouviu e quis vir fazer sua arte também. Eu bem tinha deixado uma segunda folha de cartolina preparada pensando nessa possibilidade. Mais um exemplo de que brincar não tem idade e dá para reunir irmãos de idades diferentes numa mesma atividade, como a pintura com esponja.
A brincadeira muda quando a criança cresce
Enquanto a Gabi estava explorando o lado sensorial da atividade, a Carol resolveu criar uma cena e a esponja de coração virou o mar das tartarugas!
Com direito a filhotinhos de tartarugas feito com os dedos.
Viu como é divertido fazer pintura com esponja?
Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.
Amei está de Parabéns…
Que bom você gostou, Gislene!