
Os mundos imaginários das crianças
“Nós temos um poder extraordinário… o poder da imaginação“. Esta é a frase de abertura de um dos vídeos do Sir Ken Robinson, o palestrante internacional que é um dos especialistas em educação que mais admiro no mundo! O objetivo do vídeo é mostrar como a imaginação é habilidade que nos distingue de outras espécies. É por isso que acho tão fascinante ver a facilidade com que as crianças criam mundos imaginários durante suas brincadeiras. Bóra estimular esta imaginação?
Os mundos imaginários da Gabi
Minha filha mais nova, a Gabi, sempre gostou de atividades sossegadas, em que ela fica num lugar explorando ao máximo os objetos disponíveis à sua volta. E eu sempre trabalhei para esticar a brincadeira. Nessas, uma coisa comum é ela criar mundos imaginários, onde coisas incríveis acontecem. Logo após completar 4 anos, ela apareceu com um mundo todo especial, para o qual sempre volta e nos convida de tempos em tempos: a Revânia.
Revânia é nome dado para a Gabi para o mundo onde vivem os seus amigos invisíveis. São ao todo 11, segundo ela. Volta e meia temos que abrir espaço aqui em casa quando eles fazem uma visita. Lá se fala revanês, uma língua tão difícil, mas tão difícil, que só a Gabi consegue falar (adoro esse toque especial!).
Lógico que todos aqui em casa ficamos super interessados em conhecer a Revânia, né? Mas não pense que chegar lá é fácil não! Tem que ser no tapete mágico que fizemos juntas!
Uma viagem para a Revânia
E também não se pode ir para a Revânia sem preparo. Começamos arrumando as malas. E lá vai a Gabi decidindo tudo o que vamos precisar por lá.
Depois é preciso arrumar a bagagem no tapete mágico.
Mas sempre faltam coisas…
Agora sim: tapete mágico cheio, passageiros sentados e comandante de óculos… tudo pronto para decolar!
Isso é só o começo. A brincadeira rende um tempão. Sabe qual é o meu papel? Simplesmente deixar a Gabi liderar a brincadeira e curtir a lindeza que é visitar o mundinho de Gabi!
Que lindeza! E que riqueza é a mente de uma crianca! Queremos dicas pra ajudar nossos filhos seguir esse caminho. Minha pequena tem 2anos e meio. Desde por volta dos 2 anos, ela faz de conta, mas as historias ainda não são tão elaboradas…
Olá Andréia, muito obrigada pelo seu comentário 🙂 Todos os dias temos dicas novas no site e nas redes sociais. Tb temos vídeos no Youtube que podem te ajudar.